Capacitação de pais de crianças com Perturbação do Espetro do Autismo na fase de diagnóstico

Scoping Review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48492/servir0212.38327

Palavras-chave:

Perturbação do Espetro do Autismo, Pais, Capacitação, Diagnóstico

Resumo

Introdução:  O diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo em crianças é um processo exigente e complexo para as famílias. A informação e capacitação disponibilizadas no momento do diagnóstico têm um impacto significativo na vivência familiar.

Objetivo: Mapear a evidência científica relativa às estratégias de desenvolvimento de competências de pais de crianças com Perturbação do Espetro do Autismo, na fase de diagnóstico.

Métodos:  Scoping Review realizada com base na metodologia do Joanna Briggs Institute®. A pesquisa efetuada nas bases de dados MEDLINE Complete, CINAHL Complete, Cochrane Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive, Library, Information Science & Technology Abstracts, Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal e Biblioteca Virtual em Saúde, sem limite temporal. O protocolo de pesquisa encontra-se registado na plataforma Open Science Framework (https://doi.org/10.17605/OSF.IO/HVUA8).

Resultados: Foram analisados 6 artigos que destacaram estratégias para capacitar os pais, relativas ao conhecimento sobre o processo patológico, estratégias para lidar com o comportamento e redes de suporte ao exercício da parentalidade.

Conclusão: O estudo reforça a necessidade de maior investimento nesta área, sublinhando a importância da aplicação prática das estratégias identificadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

American Psychiatric Association. (2013). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5 (5ª ed.). Artmed.

Beaudoin, A. J., Sébire, G., & Couture, M. (2014). Parent training interventions for toddlers with autism spectrum disorder. Autism Research and Treatment, 2014, 839890. https://doi.org/10.1155/2014/839890

Cerero, J., Rueda, M., & Meneses, E. (2024). The impact of parental involvement on the educational development of students with autism spectrum disorder. Children, 11(9), 1062. https://doi.org/10.3390/children11091062

Day, M. R., Clarke, S.-A., Castillo-Eito, L., & Rowe, R. D. (2020). Psychoeducation for children with chronic conditions: A systematic review and meta-analysis. Journal of Pediatric Psychology, 45(4), 386–398. https://doi.org/10.1093/jpepsy/jsaa015

Estes, A., Yoder, P., McEachin, J., Hellemann, G., Munson, J., Greenson, J., Rocha, M., Gardner, E., & Rogers, S. J. (2021). The effect of early autism intervention on parental sense of efficacy in a randomized trial depends on the initial level of parent stress. Autism: The International Journal of Research and Practice, 25(7), 1924–1934. https://doi.org/10.1177/13623613211005613

Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. (2020). Boletim epidemiológico: Observações (N.º 27). https://repositorio.insa.pt/bitstream/10400.18/7240/1/Boletim_Epidemiologico_Observacoes_N27_2020_artigo9.pdf

Giarelli, E., Souders, M., Pinto-Martin, J., Bloch, J., & Levy, S. E. (2005). Intervention pilot for parents of children with autistic spectrum disorder. Pediatric Nursing, 31(5), 389–399.

Hirota, T., & King, B. H. (2023). Autism spectrum disorder: A review. JAMA, 329(2), 157–168. https://doi.org/10.1001/jama.2022.23661

Hyman, S. L., Levy, S. E., Myers, S. M., Kuo, D. Z., Apkon, S., Davidson, L. F., Ellerbeck, K. A., Foster, J. E. A., Noritz, G. H., Leppert, M. O., Saunders, B. S., Stille, C., Yin, L., Weitzman, C. C., Childers, D. O., Levine, J. M., Peralta-Carcelen, A. M., Poon, J. K., Smith, P. J., ... Bridgemohan, C. (2020). Identification, evaluation, and management of children with autism spectrum disorder. Pediatrics, 145(1), e20193447. https://doi.org/10.1542/peds.2019-3447

Lemos, M., Marques, G., & Silva, S. (2024). Capacitação de pais de crianças com perturbação do espetro do autismo na fase de diagnóstico: Protocolo de scoping review. Servir, 2(09), e35753. https://doi.org/10.48492/servir0209.35753

Meleis, A. I. (2010). Transitions theory: Middle-range and situation-specific theories in nursing research and practice. Springer Publishing Company.

Milgramm, A., Corona, L. L., Janicki-Menzie, C., & Christodulu, K. V. (2022). Community-based parent education for caregivers of children newly diagnosed with autism spectrum disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, 52(3), 1200–1210. https://doi.org/10.1007/s10803-021-05025-5

Ordem dos Enfermeiros. (2015). Guia orientador de boa prática – Adaptação à parentalidade durante a hospitalização. Ordem dos Enfermeiros.

Organização Mundial da Saúde. (2023). Global report on health equity for persons with disabilities 2022. World Health Organization. https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/365814/9789240065505-eng.pdf

Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., Chou, R., Glanville, J., Grimshaw, J. M., Hróbjartsson, A., Lalu, M. M., Li, T., Loder, E. W., Mayo-Wilson, E., McDonald, S., & McGuinness, L. A. (2021). The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. British Medical Journal, 372, n71. https://doi.org/10.1136/bmj.n71

Rivard, M., Morin, M., Mercier, C., Terroux, A., Mello, C., & Lépine, A. (2017). Validade social de um programa de treinamento e coaching para pais de crianças com transtorno do espectro autista em uma lista de espera para intervenção comportamental precoce. Journal of Child and Family Studies, 26(3), 877–887. https://doi.org/10.1007/s10826-016-0604-5

Rojas-Torres, L. P., Alonso-Esteban, Y., & Alcantud-Marín, F. (2020). Early intervention with parents of children with autism spectrum disorders: A review of programs. Children, 7(12), 294. https://doi.org/10.3390/children7120294

Shields, J. (2001). The NAS EarlyBird programme: Partnership with parents in early intervention. Autism: The International Journal of Research and Practice, 5(1), 49–56. https://doi.org/10.1177/1362361301051005

Sistema Nacional de Intervenção Precoce. (n.d.). Retrieved from https://snipi.gov.pt/familias#no-back

Tricco, A. C., Lillie, E., Zarin, W., O'Brien, K. K., Colquhoun, H., Levac, D., Moher, D., Peters, M. D. J., Horsley, T., Weeks, L., Hempel, S., Akl, E. A., Chang, C., McGowan, J., Stewart, L., Hartling, L., Aldcroft, A., Wilson, M. G., Garritty, C., Lewin, S., … Straus, S. E. (2018). PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): Checklist and explanation. Annals of Internal Medicine, 169(7), 467–473. https://doi.org/10.7326/M18-0850

Zand, D. H., Bultas, M. W., McMillin, S. E., Halloran, D., White, T., McNamara, D., & Pierce, K. J. (2018). A pilot of a brief positive parenting program on children newly diagnosed with autism spectrum disorder. Family Process, 57(4), 901–914. https://doi.org/10.1111/famp.12334

Publicado

2025-07-22

Como Citar

Lemos, M., Marques, G., & Silva, S. . (2025). Capacitação de pais de crianças com Perturbação do Espetro do Autismo na fase de diagnóstico: Scoping Review. Servir, 2(12), e38327. https://doi.org/10.48492/servir0212.38327