A simulação em enfermagem no desenvolvimento de competências não técnicas em contexto de emergência pré-hospitalar
Survey
DOI:
https://doi.org/10.48492/servir021-2.24489Palabras clave:
enfermagem, simulação e competências não-técnicasResumen
Objetivo: Analisar a contribuição da simulação no desenvolvimento das competências não técnicas em enfermeiros de emergência pré-hospitalar
Método: Estudo descritivo, analítico, com recurso a um Web questionário. Foi utilizada uma amostra de conveniência da região centro– sul de Portugal composta por 52% dos enfermeiros (N=65) que atuam em equipas de emergência pré-hospitalar de três regiões. Dados tratados com recurso ao SPSS22, com estatística descritiva dos mesmos e consequente análise com recurso às medidas de tendência central e de dispersão. O estudo foi aprovado por uma Comissão de Ética competente.
Resultados: A simulação emerge como estratégia utilizada na formação destes profissionais em contexto escolar e de trabalho, sendo valorizada para a aquisição e desenvolvimento das competências não técnicas. Os enfermeiros valorizam a utilização das competências não técnicas no evento e contexto em estudo, identificando-as claramente e atribuindo- lhes diferentes níveis de relevância. Os saberes são considerados como recursos importantes no processo de cuidados em situações complexas para as quais o Debriefing, enquanto momento da simulação, é considerado pelos enfermeiros como relevante para a aprendizagem.
Descargas
Citas
Amendoeira, José; Barroso, Isabel; Figueiredo, Maria do Carmo; Fonseca, Olímpia; Godinho, Celeste; Reis, Alcinda; Saragoila, Fátima & Silva, Mário (2014) Enfermagem Avançada. Contributo para o processo de teorização em Enfermagem. Revista UIIPS Vol2 (5): 232-249 https://www.ipsantarem.pt/wp-content/uploads/2014/03/Revista-da-UIIPS_N5_Vol2_ESSS_2014.pdf
José Amendoeira; Celeste Godinho; Alcinda Reis; Rosário Pinto; Mário Silva & Júlia Santos (2013) Simulação na educação em enfermagem. Conceitos em transição. REVISTA da UIIPS Dezembro Vol. 1 (4) 212-228 https://www.ipsantarem.pt/wp-content/uploads/2013/07/Revista-da-UIIPS_N4_Vol1_2013_ISSN-2182-9608.pdf
Amendoeira, José (2006). Enfermagem: Disciplina do conhecimento. Sinais Vitais (67): 19-27
Hunziker, Sabmina et al (2013). Importance of leadership in cardiac arrest situations: from simulation to real life and back. Swiss Med Wkly. 143:w13774 doi:10.4414/smw.2013.13774
American Heart Association (2010) Destaques das Diretrizes da American Heart Association 2010 para RCP e ACE. Guidelines CPR ECC: 28
Decker, Sharon; Sportsman, Susan; Puetz, Linda; Billings, Lynda. The evolution of simulation and its contribution to competency. J Contin Educ Nurs 2008;39(2):74-80
Galloway, S (2009). Simulation techniques to bridge the gap between novice and competent healthcare professionals. OJIN: The Online Journal of Issues in Nursing, vol.14, nº 2, Manuscript. DOI: 10.3912/OJIN.Vol14No02Man03
Blevins, S (2014). The impact of simulation on patient care. Nurses as Educators, March-April, vol 23, nº2, Medsurg Nursing
Parker, B & Myrick, F (2010) Transformative Learning as a context for Human Patient Simulation. Journal of Nursing Education 49 (6), 326-332
Locsin, RC, Slemp, LO, Lynn, Christine E (2008) Caring scholar response to: Grounding nursing simulations in caring: an innovative approach. International Journal for human Caring 12(2), 47-49
Hoadley, TA (2009) Learning advanced cardiac life support: a comparison study to the effects of low and high-fidelity simulation. Nursing Education Research 30 (2) 91-95
Gordon, CJ & Buckley, T (2009) The effect of high-fidelity simulation training on medical-surgical graduate nurses? Perceived ability to respond to patient clinical emergencies. Journal of Continuing Education in Nursing 40 (11), 491-498
Shinnick, M. A., Woo, M., Horwich, T. B., & Steadman, R. (2011, May). Debriefing: The most important component in simulation? Clinical Simulation in Nursing, 7(3), e105-e111. doi:l0.1016/j.ecns.2010. 11.005.
Creswell, John W. (2003). Research design Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches, 2nd ed. London, Sage Publications, ISBN 0-7619- 2442-6
Bryman, Alan (2012). Social Research Methods, 4th Edition, Oxford University Press. ISBN-13: 978-0199588053
Sheehan, K. B. (2001), E-mail Survey Response Rates: A Review. Journal of Computer-Mediated Communication, 6: 0. doi: 10.1111/j.1083-6101.2001.tb00117.x
Hill, M.M. & Hill, A. (2002). Investigação por Questionário. Lisboa : Edições Sílabo, Lda.
Riem, N. Boat, S., Bould, MD, Tavares, W. Do technical skills correlate with non-technical skills in crisis resource management: a simulation study. Br J. Anaesth. 2012 Nov, 109 (5): 723-8 DOI: 10.109r/bje/aes256
Ordem dos Enfermeiros (2013). Modelo Integrado de Emergência Pré-Hospitalar. Acesso em 25-01-2014, acesso em 17 de setembro de 2015 https://www.ordemenfermeiros.pt/arquivo/comunicacao/Documents/2013/MIEPH_proteg.pdf
Sportsman, Susan Competency Education and Validation in the United States: What Should Nurses Know? Nursing Forum Volume 45, No. 3, July-September 2010. Pp.148-149
Nagle, BM, McHale, JM, Alexander, GA & French, BM (2009) Incorporating Scenario-Based Simulation into an Hospital Nursing Education Program. The Journal of Continuing Education in Nursing 40 (1), 18-25
Jeffries, PR (2005). A framework for designing, implementing, and evaluating simulations used as teaching strategies in nursing. Nursing Education Perspectives [Nurs Educ Perspect] Mar-Apr; Vol. 26 (2) 96-103.
Parker, B & Myrick, F (2010) Transformative Learning as a context for Human Patient Simulation. Journal of Nursing Education 49 (6), 326-332
Mezirow, J (1995) Transformative Learning: Theory to Practice. New Directions for Adult and Continuing Education 74, 5-12
Benner, P. (1984). From novice to expert: Excellence and power in clinical nursing practice. Menlo Park: Addison-Wesley, pp. 13-34
Lapkin, S & Levett-Jones, T (2011) A cost-utility analysis of medium vs. high-fidelity human patient simulation manikins in nursing education. Journal of Clinical Nursing 20, 3543-3552
Dreifuerst, KT (2009) The essentials of debriefing: A concept analysis. Nursing Education Perspectives 30 (2), 109-114
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
No intuito de promover a livre circulação do conhecimento, a Servir funciona em regime de acesso livre (open access). Todo o seu conteúdo está disponível e protegido sob a licença Creative Commons (CC BY 4.0).
A revista permite o auto-arquivo em repositórios institucionais de todas as versões, podendo ficar imediatamente disponíveis.