Comunicação Segura na Implementação de Cuidados em Enfermagem
Nível de Conhecimento dos Enfermeiros sobre a metodologia ISBAR
DOI:
https://doi.org/10.48492/servir0203.27163Palavras-chave:
Comunicação Segura, Conhecimento, Enfermeiros, ISBAR, Segurança nos CuidadosResumo
Introdução: A evidência científica comprova que a utilização de comunicação padronizada e sistematizada minimiza a ocorrência de falhas que podem comprometer a segurança dos cuidados. Em Portugal está normatizado que a transmissão de informação siga a metodologia Identificação, Situação Atual, Background, Avaliação, Recomendação (ISBAR), pelo que é imperativo produzir investigação sobre a sua aplicação e eficiência nas práticas de saúde.
Objetivo/s: Avaliar o nível de conhecimentos dos enfermeiros portugueses sobre a metodologia ISBAR. Avaliar a frequência de formação especifica em Comunicação; Determinar a relação das variáveis sociodemográficas, académicas e profissionais com o nível de conhecimento dos Enfermeiros sobre a metodologia ISBAR.
Métodos: Estudo quantitativo, do tipo observacional com análise descritiva e foco transversal, realizado com enfermeiros portugueses inscritos na Ordem dos Enfermeiros. A colheita de dados foi realizada através de um Questionário de Conhecimentos construído para o efeito de Ramos e Cunha (2021). O estudo obteve parecer favorável da Comissão de Ética do Instituto Politécnico de Viseu e da OE que promoveu a sua divulgação entre o 04/08/2021 e 04/09/2021.
Resultados: Foram incluídos 142 enfermeiros, representando 0.19% do universo de enfermeiros inscritos na OE, maioritariamente do género feminino (78,9%). Nas mulheres é dominante a faixa etária 31-40 anos e no género masculino é predominante a faixa etária 51-60 anos. A maioria dos inquiridos refere não utilizar a metodologia ISBAR (53,5%), sendo os elementos do género masculino que mais a utilizam (60.0%). Apurou-se que 80.3% dos elementos não possui formação especifica em «Comunicação» e daqueles que possuem, a maioria tem menos de 10 horas de formação. Apurou-se que as variáveis académicas e as variáveis profissionais influenciam os conhecimentos sobre a metodologia ISBAR.
Conclusão: A segurança dos cuidados deve ser um imperativo na arte do cuidar. Atendendo a que a evidência demonstra que a frequência de formação especifica em comunicação e particularmente sobre a metodologia ISBAR prediz um maior nível de conhecimentos e que 27,5% dos participantes detém baixo nível de conhecimento sobre a metodologia ISBAR é expectável que a adoção de programas curriculares académicos com inclusão destes conteúdos, e respetivo treino e formação poderão fomentar a melhoria dos cuidados, promover segurança e produzindo ganhos em Saúde.
Downloads
Referências
Ballangrud, R., Aase, K., & Vifladt, A. (2020). Longitudinal team training programme in a Norwegian surgical ward: A qualitative study of nurses and physicians experiences with teamwork skills. BMJ Open, 10(7), 1–11. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2019-035432
Benner, P., Kyriakidis, P. & Stannard, D. (2011). Clinical wisdom and interventions in acute and critical care – A thinking-in-action approach. Springer Publishing Company
Benner. P. (2001). De iniciado a perito. Coimbra: Quarteto editora.
Burgess, A., Diggele, C., Roberts, C., & Mellis, C. (2020). Teaching clinical handover with ISBAR. BMC Medical Education, 20(Suppl 2), 1–8. https://doi.org/10.1186/s12909-020-02285-0
Broadfoot, K., Guth, T. (2019). Keys to effective communication. In Moreira, M., French, A. All Circumstances. In Communication in Emergency Medicine. (Cap.3) Oxford University Press inc, 320pp. https://oxfordmedicine.com/view/10.1093/med/9780190852917.001.0001/med-9780190852917-chapter-3
Caple, C. (2018a). Hand Off: Patient safety.
Caple, C. (2018b). Nursing minimum data set. Cinahl Iformation Systems, 13–15. http://www.embase.com/search/results?subaction=viewrecord&from=export&id=L35386892%0Ahttp://dx.doi.org/10.1001/jama.288.20.2569%0Ahttp://sfx.library.uu.nl/utrecht?sid=EMBASE&issn=00987484&id=doi:10.1001%2Fjama.288.20.2569&atitle=Optimal+diets+for+preventi
Chen, M., Yin, J., Jia, R., Zhang, H., Yan, R., & Zhang, Y. (2020). Impact of ISBAR communication training on interpersonal communication and teamwork of residents in general practice standardized training. Technium Social Sciences Journal, 11(1), 76–83. https://doi.org/doi.org/10.47577/tssj.v11i1.1609
Conselho Internacional de Enfermeiros. (2015). Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. ( CIPE Versão 2015). Lusodidacta.
Ehlers, P., Seidel, M., Schacher, S., Pin, M., Fimmers, R., Kogej, M., & Gräff, I. (2021). Prospective observational multisite study of handover in the emergency department: Theory versus practice. Western Journal of Emergency Medicine, 22(2), 401–409. https://doi.org/10.5811/WESTJEM.2020.9.47836
Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Viseu. (2021). Guia orientador de trabalhos escritos. http://www.essv.ipv.pt/wp-content/uploads/UNICISE/DOCUMENTOS/Final_versao2_GuiaTrabalhosEscritos2021.pdf
Hou, Y.-H., Lu, L.-J., Lee, P.-H., & Chang, I.-C. (2019). Positive impacts of electronic hand-off systems designs on Nurses’ communication effectiveness. Journal of Nursing Management, 27(5), 1055–1063. https://doi.org/10.1111/jonm.12774
Martin, H. A., & Ciurzynski, S. M. (2015). Situation, Background, Assessment, and Recommendation-guided huddles improve communication and teamwork in the emergency department. Journal of Emergency Nursing, 41(6), 484–488. https://doi.org/10.1016/j.jen.2015.05.017
Mennela, H., & Heering, H. (2018). Preoperative communication to improve patient safety. Cinahl information Systems.
Moore, M., & Roberts, C. (2019). Handover training in the workplace: Having a chat. Clinical Teacher, 16(3), 248–252. https://doi.org/10.1111/tct.12931
Moreno, C. & Rego, G. (2010). Triagem de Manchester: Caracterização do sistema In Rego, G. & Nunes, R. Gestão da Saúde (pp. 275-284). Prata & Rodrigues.
Noh, Y., & Lee, I. (2020). Effects of a stepwise handovers ISBARQ programme among nursing college students. Nursing Open, 7(5), 1551–1559. https://doi.org/10.1002/nop2.537
Peran, D., Pekara, J., Cmorej, P., Kohlova, A., & Marx, D. (2019). Clinical handover of patients for specialized centre care from pre-hospital to in-hospital care: A narrative review. Cardiology Letters, 28(2–3), 99–108.
Portugal, despacho nº 1400- A/2015. (2015, Fevereiro 10). Aprova o Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2015-2020. Diário da República: II (28) https://dre.pt/application/conteudo/66463212
Portugal, Ministério da Saúde, Direcção Geral da Saúde. (2017). Norma 001/2017 de 08/02/2017. Comunicação eficaz na transição de cuidados de saúde. DGS. https://normas.dgs.min-saude.pt/wp-content/uploads/2019/10/comunicacao-eficaz-na-transicao-de-cuidados-de-saude.pdf
Pun, J., Chan, E., Man, M., Eggins, S., & Slade, D. (2019). Pre- and post evaluations of the effects of the Connect, Ask, Respond and Empathise (CARE) protocol on nursing handover: A case study of a bilingual hospital in Hong Kong. Journal of Clinical Nursing, 28(15–16), 3001–3011. https://doi.org/10.1111/jocn.14871
Ramos, S, Comunicação segura na implementação de cuidados de Enfermagem. [Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico de Viseu]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu. http://hdl.handle.net/10400.19/7308
Schmidt, T., Kocher, D., Mahendran, P., & Denecke, K. (2019). Dynamic pocket card for implementing ISBAR in shift handover communication. Studies in Health Technology and Informatics, 267, 224–229. https://doi.org/10.3233/SHTI190831
Soar, J., Böttiger, B. W., Carli, P., Couper, K., Deakin, C. D., Djärv, T., Lott, C., Olasveengen, T., Paal, P., Pellis, T., Perkins, G. D., Sandroni, C., & Nolan, J. P. (2021). European Resuscitation Council Guidelines 2021: Adult advanced life support. Elsevier, 161, 115–151. https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2021.02.010
The Joint Commission. (2007) World Health Organization - Communication during patient hand-uvers. Patient Safety Solutions. World. 1(3), 1–4
Tobin, S., & Watters, D. (2020). Communication: An enabling competency. ANZ Journal of Surgery, 90(3), 364–369. https://doi.org/10.1111/ans.15672
Verholen, N., Vogt, L., Klasen, M., Schmidt, M., Beckers, S., Marx, G., & Sopka, S. (2021). Do digital handover checklists influence the clinical outcome parameters of intensive care unit patients? A Randomized controlled pilot study. Frontiers in Medicine, 8, 1–9. https://doi.org/10.3389/fmed.2021.661343
World Heatlh Organization. (2008). Global priorities for patient safety research. WHO. https://apps.who.int/iris/handle/10665/44205
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
No intuito de promover a livre circulação do conhecimento, a Servir funciona em regime de acesso livre (open access). Todo o seu conteúdo está disponível e protegido sob a licença Creative Commons (CC BY 4.0).
A revista permite o auto-arquivo em repositórios institucionais de todas as versões, podendo ficar imediatamente disponíveis.