Gestão de spas: USFRS vs USALI na ótica do apoio à decisão

Autores

  • Filipa Campos CiTUR – Centre for Tourism Research, Development and Innovation, Polytechnic University of Leiria, Portugal CICF – Research Centre for Accounting and Taxation, Polytechnic University of Cávado and Ave, Portugal
  • Conceição Gomes CiTUR – Centre for Tourism Research, Development and Innovation, Polytechnic University of Leiria, Portugal
  • Cátia Malheiros CiTUR – Centre for Tourism Research, Development and Innovation, Polytechnic University of Leiria, Portugal
  • Luís Lima Santos CiTUR - Polytechnic University of Leiria

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij21(1)2023.32520

Palavras-chave:

contabilidade de gestão, sistemas uniformes de contas, USFRS, USALI, hotelaria, spas

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar e comparar dois sistemas contabilísticos: o Uniform System of Financial Reporting for Spas (USFRS) e o Uniform System of Accounts for the Lodging Industry (USALI) na perspetiva de evidenciar a utilidade de ambos no apoio à decisão. Estes sistemas oferecem demonstrações financeiras e operacionais que auxiliam os gestores e colaboradores a obter informações para tomarem decisões mais eficientes. Os objetivos específicos incluem a análise comparativa das demonstrações operacionais resumo e das demonstrações departamentais, bem como o estabelecimento de relações entre os dois sistemas. A metodologia utilizada neste estudo é qualitativa, utilizando a pesquisa documental para coleta de dados. Para tratamento dos dados foi utilizado o método comparativo.

Os resultados destacam as principais diferenças e semelhanças entre o USFRS e o USALI, com foco nas demonstrações operacionais resumo, demonstrações departamentais e rácios. Enquanto o USALI prioriza a seção de alojamento e de alimentação e bebidas, o USFRS apresenta seções mais específicas, como massagem, cuidados com a pele, cabelo e unhas. Além disso, o USFRS favorece os custos variáveis quanto o USALI promove os custos fixos.

As contribuições deste estudo permitem auxiliar os gestores na implementação e uso dos sistemas contabilísticos estudados. Assim, os gestores terão a oportunidade de conhecer tanto o USFRS como o USALI, analisando-os individual e comparativamente, o que fornecerá uma visão mais clara e específica do desempenho dos spas, assim como uma melhor perceção do desempenho global de um spa ou departamento de spas, permitindo melhorias na eficácia da gestão das empresas. As limitações deste estudo incluem a escassez de literatura sobre o USFRS, o que representa um desafio para a pesquisa futura.

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

Campos, F. ., Gomes, C. ., Malheiros, C. ., & Lima Santos, L. (2023). Gestão de spas: USFRS vs USALI na ótica do apoio à decisão. Tourism and Hospitality International Journal, 21(1), 7–26. https://doi.org/10.57883/thij21(1)2023.32520