Métricas de SPA para avaliação de desempenho

Autores

  • Diana Alves
  • Cátia Malheiros Instituto Politécnico de Leiria | CiTUR
  • Conceição Gomes Instituto Politécnico de Leiria | CiTUR

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij13(1)2019.30613

Palavras-chave:

Spa, Tableau de bord, Spa metrics, Rácios do spa

Resumo

Nos últimos anos, assistimos a um aumento significativo do número de spas dentro e fora das unidades hoteleiras. Esta tendência leva a que os hoteleiros estejam a enfrentar uma atividade complementar aos serviços tradicionais de alojamento e alimentação e bebidas que representa, para a procura, um fator determinante e diferenciador. Consequentemente surge a necessidade de desenvolver ferramentas para apoiar a tomada de decisão, a fim de, por um lado, desenvolver boas práticas de gestão, e por outro, alcançar resultados positivos. Para a contabilidade de gestão, o Uniform System of Financial Reporting for spas (USFRS) representa o primeiro sistema uniforme contabilístico aplicado à atividade económica dos spas. Este sistema permite o desenvolvimento de rácios e indicadores que permitem a monitorização das empresas e a sua comparabilidade. O objetivo deste artigo passa por estudar as ferramentas existentes ao nível da literatura no apoio à gestão dos spas, nomeadamente a adaptação do USFRS e dos rácios operacionais. Para averiguar a fidedignidade da informação, optou-se por um estudo de caso único por conveniência para a elaboração de um tableau de bord, onde os indicadores considerados mais relevantes são apresentados para a avaliação do desempenho dos spas. Conclui-se, por exemplo, que o preço médio por cliente, o preço médio por tratamento, o rendimento por metro quadrado, a taxa de captação e o peso dos clientes externos no total de clientes do spa são rácios operacionais que devem fazer parte do controlo de gestão de um spa.

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Websites das empresas de consultadoria de onde foram retirados os indicadores:

https// www.xhotels.com

www.spa-balance.com

www.talkwellness.at

www.hfdspa.com

www.wynnebusiness.com

www.spamanagement.com

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Publicado

2023-06-05

Como Citar

Alves, D., Malheiros, C., & Gomes, C. . (2023). Métricas de SPA para avaliação de desempenho . Tourism and Hospitality International Journal, 13(1), 12–36. https://doi.org/10.57883/thij13(1)2019.30613