Turismo em b-Learning
DOI:
https://doi.org/10.57883/thij3(3)2014.30242Palavras-chave:
Turismo, B-learning, E-learning, Ensino em b-learning, Formação em b-learnig, ISCEResumo
Com a implementação do processo de Bolonha no contexto universitário em Portugal, o b-Learning assume-se como uma ferramenta muito importante para o seu modelo de desenvolvimento de competências. Começamos por, considerando diferentes significações defendidas por diversos autores, clarificar os conceitos e-Learning e b-Learning. Assim, foi necessário proceder à averiguação dos modelos disponíveis sobre esta modalidade de ensino, que permitisse a caracterização do perfil de um “b-Professor”, condição essencial para este estudo. A ausência de uma tabela que defina todas as competências necessárias, a perquisição bibliográfica permitiu respostas, que contudo necessitaram de enquadramento e contextualização para serem efectivas no contexto actual. O artigo também considera uma observação de boas práticas produzidas pelo estudo de Leite et al.. (2009a) referente a um processo de implementação de b-Learning na Universidade do Porto e baseado no testemunho de seis docentes vencedores do Prémio Excelência e-Learning. Por fim, para cumprir o objectivo deste estudo de paragonar as competências dos docentes do curso de Turismo dos ISCE com o perfil de um “b-Professor”, culmina com uma análise comparativa entre os resultados de um questionário e as competências resgatadas na revisão bibliográfica.
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