Efeito do destreino nas capacidades de potência aeróbia máxima e força inferior em crianças pré-pubescentes praticantes de futebol.
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i3.14381Resumo
Introdução: Todas as características secundárias adquiridas no treino perdem-se e retornam aos limites pré-iniciais, após determinado período de inatividade. As férias são as ocasiões onde se verificam tais interrupções no treino, sendo pertinente estudar quais são os efeitos.
Objetivos: O objetivo deste estudo é comparar o efeito do destreino num período de 34 dias, nas capacidades Potência Aeróbia Máxima e Força Inferior, em crianças pré-pubescentes praticantes de futebol.
Métodos: 8 sujeitos pertencentes ao escalão de iniciados (12,75 anos ± 0,71) realizaram o teste de Balke adaptado com análise direta de gases e um teste de Coutermovement Jump no Ergojump. Foram descritos os dados e estabelecidas comparações (T-pares) para determinar as relações entre os parâmetros decorrentes dos testes realizados, a par de uma análise gráfica da evolução dos parâmetros avaliados.
Resultados: Encontraram-se diferenças significativas na avaliação da potência aeróbia máxima, nomeadamente, no parâmetro VO2máx/kg, não existindo diferenças significativas na avaliação da força inferior.
Conclusão: Com o período de destreino verificam-se alterações nos valores dos parâmetros da potência aeróbia máxima. Na força inferior, apesar de não ser significativa, houve uma diminuição nos valores da primeira para a segunda avaliação, tendo-se sucedido o mesmo na potência aeróbia máxima no parâmetro VO2máx/kg.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.