AS MEDIDAS UTILIZADAS PARA AVALIAR O NÍVEL EMOCIONAL DA FAMÍLIA PERANTE A INFERTILIDADE: UMA SCOPING REVIEW

Autores

  • Bruna Santos Instituto Politécnico de Santarém
  • Bruna Silveira Instituto Politécnico de Santarém
  • Hélia Dias Instituto Politécnico de Santarém
  • Emília Coutinho Instituto Politécnico de Viseu

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19905

Palavras-chave:

Emoções, Enfermagem, Família, Infertilidade, Medidas

Resumo

As mudanças ocorridas nos últimos anos na sociedade colocam a infertilidade como uma patologia que afeta de forma significativa os casais, uma vez que a parentalidade, sendo um desejo pessoal, é também “quase” uma imposição da sociedade aos casais de idade fértil.

Pretende-se identificar as medidas utilizadas pelos enfermeiros para avaliar o nível emocional das famílias perante a infertilidade. Realiza-se uma scoping review - critérios de inclusão, participantes: família em processo de infertilidade; conceitos: enfermagem, infertilidade, emoções, família e medidas; contexto: famílias em consultas de acompanhamento de infertilidade. Para a expressão de pesquisa utilizaram-se os booleanos de AND e OR, articulando com os descritores MeSH, na plataforma EBSCO. Realizada a análise concluiu-se, que os achados apontam diversos instrumentos de medida que o enfermeiro especialista em saúde materna e obstetrícia pode mobilizar para identificar na sua área de intervenção, prestando cuidados centrados na resposta humana as transições decorrentes da infertilidade.

Downloads

Publicado

2020-04-12

Como Citar

Santos, B., Silveira, B., Dias, H., & Coutinho, E. (2020). AS MEDIDAS UTILIZADAS PARA AVALIAR O NÍVEL EMOCIONAL DA FAMÍLIA PERANTE A INFERTILIDADE: UMA SCOPING REVIEW. Revista Da UI_IPSantarém, 8(1), 343–357. https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19905

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2