Qualidade de Vida no Teletrabalho (e-QVT) Obrigatório: diagnóstico de gestores no setor público brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i4.26207Palavras-chave:
Gestores públicos, organizações públicas, qualidade de vida no teletrabalho, teletrabalho, trabalho remotoResumo
O presente estudo teve como objetivos analisar os níveis de Qualidade de Vida no Teletrabalho (e-QVT) obrigatório e discutir suas implicações no bem-estar de gestores públicos brasileiros de diversas organizações dos poderes executivo e judiciário. Para tanto, a pesquisa avalia a percepção de 359 gestores públicos quanto às cinco dimensões de e-QVT. Os resultados encontrados demonstraram níveis satisfatórios de e-QVT nas dimensões atividades do teletrabalhador, gestão do teletrabalho, suporte tecnológico e condições físicas do trabalho. Por outro lado, a dimensão sobrecarga de trabalho evidencia a predominância de representações de mal-estar no trabalho, sobretudo, no que diz respeito a percepção de maior cobrança por resultados e a exigência de maior comprometimento. Tais resultados permitiram identificar desafios para as organizações públicas, tais como a necessidade de um planejamento adequado, a preparação e seleção dos gestores e servidores públicos, bem como a adequação das políticas e práticas de gestão de pessoas às especificidades dessa nova realidade organizacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.