Qualidade de Vida no Teletrabalho (e-QVT) Obrigatório: diagnóstico de gestores no setor público brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i4.26207

Palavras-chave:

Gestores públicos, organizações públicas, qualidade de vida no teletrabalho, teletrabalho, trabalho remoto

Resumo

O presente estudo teve como objetivos analisar os níveis de Qualidade de Vida no Teletrabalho (e-QVT) obrigatório e discutir suas implicações no bem-estar de gestores públicos brasileiros de diversas organizações dos poderes executivo e judiciário. Para tanto, a pesquisa avalia a percepção de 359 gestores públicos quanto às cinco dimensões de e-QVT. Os resultados encontrados demonstraram níveis satisfatórios de e-QVT nas dimensões atividades do teletrabalhador, gestão do teletrabalho, suporte tecnológico e condições físicas do trabalho. Por outro lado, a dimensão sobrecarga de trabalho evidencia a predominância de representações de mal-estar no trabalho, sobretudo, no que diz respeito a percepção de maior cobrança por resultados e a exigência de maior comprometimento. Tais resultados permitiram identificar desafios para as organizações públicas, tais como a necessidade de um planejamento adequado, a preparação e seleção dos gestores e servidores públicos, bem como a adequação das políticas e práticas de gestão de pessoas às especificidades dessa nova realidade organizacional.

Capa: Qualidade de Vida no Teletrabalho (e-QVT) Obrigatório: diagnóstico de gestores no setor público brasileiro

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Pantoja, M., Oliveira, M., & Andrade, L. (2021). Qualidade de Vida no Teletrabalho (e-QVT) Obrigatório: diagnóstico de gestores no setor público brasileiro. Revista Da UI_IPSantarém, 9(4), 23–37. https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i4.26207