ERROS COMETIDOS PELOS ALUNOS DE 6.º ANO A OPERAR COM NÚMEROS RACIONAIS

Autores

  • Liliana Almeida Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém
  • Neusa Branco Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém. UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i1.16115

Palavras-chave:

Erros dos alunos; Matemática; Números racionais; Resolução de problemas.

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo desenvolvido no âmbito do relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre da primeira autora. Foca-se na análise de erros de alunos em situações que envolvem números racionais. O estudo segue uma metodologia qualitativa, num design de estudo de caso, que se foca nas produções escritas de 58 alunos de 6.º ano no âmbito de quatro tarefas. Cada tarefa integra uma questão matemática e uma resolução que os participantes têm de analisar e identificar se estão ou não corretas. Duas das tarefas envolvem expressões numéricas e outras duas envolvem problemas. Os resultados deste estudo mostram que a maioria dos alunos ao finalizarem o 2.º ciclo revela dificuldades na resolução de problemas com números racionais. Contudo nas expressões numéricas com os números fracionários a maioria mostra-se conhecedora das regras das operações.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Almeida, L., & Branco, N. (2018). ERROS COMETIDOS PELOS ALUNOS DE 6.º ANO A OPERAR COM NÚMEROS RACIONAIS. Revista Da UI_IPSantarém, 6(1), 95–109. https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i1.16115

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