CONCEITO DE UNIDADE NOS NÚMEROS RACIONAIS: ESTRATÉGIAS E DIFICULDADES DE FORMANDOS DA FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES E PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14412Resumo
O sentido de número racional envolve a compreensão duma rede complexa de conceitos, representações e significados que o tornam difícil não apenas para alunos mas também para professores. Este artigo visa analisar o conhecimento que 34 formandos da licenciatura em Educação Básica mostram ter perante questões que envolvem números racionais e, particularmente, o conceito de unidade de referência. O foco está nas estratégias e dificuldades dos formandos em duas questões envolvendo o conceito de unidade nos números racionais. Esses formandos realizaram um questionário, com tarefas matemáticas, em dois momentos, no início e no fim da licenciatura em educação básica. Os resultados revelam que os formandos manifestam dificuldades no conceito de unidade de referência em ambos os momentos, apesar de no final da licenciatura a maioria dos formandos ter melhorado o seu desempenho. As suas principais dificuldades estão relacionadas com a não distinção de quantidades relativas e quantidades absolutas, a utilização incorreta de procedimentos ou a falta de compreensão dos significados dos números racionais, nomeadamente, parte-todo e razão. As estratégias que usam relacionam-se com procedimentos analíticos e, no final da licenciatura, com os significados parte-todo, operador e razão do número racional, recorrendo a representações pictóricas, esquemas ou modelos e relacionados com esses procedimentos.
Palavras-chave: Formação inicial de professores, sentido de número racional, conceito de unidade.
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.