ERROS COMETIDOS PELOS ALUNOS DE 6.º ANO A OPERAR COM NÚMEROS RACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i1.16115Palavras-chave:
Erros dos alunos; Matemática; Números racionais; Resolução de problemas.Resumo
O presente artigo apresenta um estudo desenvolvido no âmbito do relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre da primeira autora. Foca-se na análise de erros de alunos em situações que envolvem números racionais. O estudo segue uma metodologia qualitativa, num design de estudo de caso, que se foca nas produções escritas de 58 alunos de 6.º ano no âmbito de quatro tarefas. Cada tarefa integra uma questão matemática e uma resolução que os participantes têm de analisar e identificar se estão ou não corretas. Duas das tarefas envolvem expressões numéricas e outras duas envolvem problemas. Os resultados deste estudo mostram que a maioria dos alunos ao finalizarem o 2.º ciclo revela dificuldades na resolução de problemas com números racionais. Contudo nas expressões numéricas com os números fracionários a maioria mostra-se conhecedora das regras das operações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.