Número Atual

Vol. 12 N.º 2 (2024): LIVRO DE RESUMOS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL EDSEX
					Ver Vol. 12 N.º 2 (2024): LIVRO DE RESUMOS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL EDSEX

O Seminário Internacional Educação Sexual: Promover a Saúde Europeia integrado no Projeto EdSeX (referência 2021-1-ES01-KA220-HED-000023306) resultante do Consórcio entre a Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha (Promotor); Universita Degli Studim di Modena e Reggio Emilia, Itália; Universidade de Évora e o Instituto Politécnico de Santarém, Portugal e Seattle Pacific University como entidade convidada decorreu nos dias 18 e 19 de junho na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém e reuniu mais de três centenas de participantes presencialmente e à distância.

Este Seminário constituiu-se num espaço de discussão e partilha em torno da relevância da educação sexual, onde o ensino superior tem a responsabilidade de desenvolver uma educação transformadora que simultaneamente produza, partilhe e implemente as melhores evidências para melhorar a saúde das pessoas e das comunidades onde vivem e interagem. Foram objetivos: partilhar os resultados do Projeto EdSeX com a comunidade alargada; fomentar o contacto intercultural entre estudantes, professores, profissionais da educação, saúde e comunidade e refletir sobre uma educação transformadora na área da educação sexual.

O Seminário contou com a participação de diferentes conferencistas e investigadores na área a nível nacional e internacional, num programa que incluiu conferências, mesas redondas e sessões de comunicações livres e pósteres, em torno de oito eixos temáticos: I. A sexualidade enquanto dimensão do ser humano, II. A educação sexual no ciclo de vida, III. A educação sexual/sexualidade e a diversidade cultural, IV. Modelos pedagógicos inovadores de educação sexual, V. Literacia em saúde e educação sexual, VI. Tecnologia e inovação na educação sexual, VII. Cuidados de saúde, sexualidade e educação sexual e VIII. Visão transformadora da educação sexual.

Dos trabalhos apresentados, cinquenta e seis, salientam-se temas que perpassam os eixos temáticos:

Sexualidade ao longo do ciclo de vida; Educação sexual nas crianças, adolescentes e estudantes do ensino superior; Sexualidade – Jovens com Necessidades de Saúde Especiais; Sexualidade na infância; Abuso infantil; Perda fetal; Aborto (espontâneo e por opção da mulher), Infeções sexualmente transmissíveis; Climatério; Preparação para o parto; Desejo sexual; Sexualidade no pós-parto; Infertilidade; Sexualidade e patologias (diabetes, VIH, endometriose, patologia psiquiátrica, oncológica ginecológica); Aconselhamento contracetivo; Mutilação genital feminina e Cuidados culturalmente sensíveis.

Em síntese, os objetivos do Seminário foram alcançados, corroborando a dimensão de responsabilidade social das Instituições de Ensino Superior que é reforçada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (OSD) que o programa abordou: ODS 1 - Erradicação da Pobreza, ODS 3 - Saúde de Qualidade, ODS 4 - Educação de Qualidade e ODS 5 - Igualdade de Género. Igualmente, enquadrou uma abordagem multidisciplinar da sexualidade dirigida a jovens, mulheres e migrantes visando a promoção da saúde sexual e reprodutiva numa perspetiva transcultural em respeito pelos direitos humanos, por uma educação para a igualdade de género, para a compreensão e integração das dimensões socioculturais, históricas e políticas e, em última instância, pelo compromisso de um processo de ensino e aprendizagem da sexualidade na área da saúde.

Esta edição temática é ilustrativa destas assunções.

Obrigada a todos pela participação e interesse.

Hélia Dias

Publicado: 2024-08-04

Número Completo

Ver Todos os Números

Na modalidade de publicação continua, estão abertas as 4 edições para os respetivos dominios científicos de atuação da Unidade de Investigação do IP Santarém: Ciências da Vida e da Saúde, Ciências Sociais e Humanidades, Ciências Naturais e do Ambiente, Ciências Exatas e da Engenharia. Convidamos todos os autores a submeterem o seu trabalho e verem-no publicado num período máximo de 60 dias.