Programa de Treino de Competências Psicológicas no Desporto Adaptado: Exemplum Optimi on boccia
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i3.14389Resumo
A performance desportiva foi estudada com base na implementação de um Programa de Treino de Competências Psicológicas (PTCP), no desporto escolar, para alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Neste estudo exploratório, a vertente de investigação é marcadamente qualitativa, com recurso ao estudo de caso, com aplicação de diferentes técnicas de intervenção e avaliação num grupo constituído por 18 alunos (MI=13,44; DP=1,36), praticantes de boccia. Os dados obtidos permitem assinalar que existe uma relação direta entre o PTCP e o desenvolvimento de competências específicas (melhoria nos níveis de concentração, rotinas pré-competitivas e adoção de posturas adequadas), promovendo ainda a inclusão no meio escolar. Com a descrição de um modelo programático de TCP, poderão os psicólogos envolvidos em projetos de treino com atletas com deficiência usufruir de um conjunto de dados de interesse, do ponto de vista técnico e psicológico, que permitam adequar e/ou redefinir estratégias e promover mudanças nas práticas competitivas originais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.