PREFERÊNCIAS DOS IDOSOS EM RELAÇÃO AO FEEDBACK DOS INSTRUTORES, EM AULAS DE GRUPO DE HIDROGINÁSTICA
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19313Palavras-chave:
feedback de instrutores, hidroginástica, idosos, preferênciasResumo
Os instrutores de aulas de grupo de fitness devem adequar o seu comportamento de feedback à preferência dos praticantes, promovendo aprendizagem, motivação, satisfação e, consequentemente, adesão ao exercício (Franco & Simões, 2017). O objetivo deste estudo foi caracterizar a preferência dos idosos, em aulas de hidroginástica, relativamente ao comportamento de feedback dos instrutores. A amostra foi composta por 218 idosos. Aplicou-se o Questionário Feedback dos Instrutores de Fitness (Simões, Rodrigues, Alves & Franco, 2013). Verificou-se que os idosos preferem que os instrutores emitam feedback: direcionado para toda a classe, informando a forma de realizar o exercício, referindo-se à respiração, sobre um exercício de cada vez, utilizando a forma verbal, durante a realização do exercício e com o instrutor perto do praticante, a realizar o mesmo exercício e de frente para os praticantes, demonstrando afetividade positiva, sendo que depois do instrutor emitir feedback fique a observar e seguidamente emita novo feedback.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.