Conceito de Espiritualidade em contextos de saúde: uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i1.24832Palavras-chave:
Análise conceito, Cuidados de Saúde, Espiritualidade.Resumo
Introdução: O conceito de espiritualidade tem sido identificado como um conceito complexo, subjetivo e multidimensional não sendo por isso fácil de encontrar uma definição consensual. Objetivo: Explorar análises do conceito de espiritualidade com relevância para os contextos de saúde. Materiais e métodos: Pesquisa bases de dados: Pubmed, b-on, ProQuest, EBSCOhost; Palavras-chave e lógica booleana: (Spirituality) and (Concept Analysis) no título/resumo; Publicados nos últimos 20 anos; full text, língua Portuguesa, Espanhola e Inglesa. Integram-se artigos de análise do conceito utilizado em contexto de saúde. Excluem-se os que não expressem o modelo de análise utilizado. Resultados: Analisados 8 artigos. Apresentam-se atributos, antecedentes e consequentes do conceito de espiritualidade, bem como, 7 definições conceptuais. Conclusão: A espiritualidade é entendida como uma dimensão mais ampla do que as crenças ou filiação religiosa. Ainda que não se tenha identificado uma definição consensual do conceito, evidenciam-se conceitos cujo contributo advém de diferentes áreas disciplinares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.