Coaching & Enfermagem: Uma Análise Qualitativa da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19877Palavras-chave:
Cliente/Coachee, Coach, Coaching, Enfermagem, Revisão da LiteraturaResumo
O coaching é um processo interativo e interpessoal que oferece suporte pessoal e profissional através da aquisição de conhecimentos, habilidades e ações que são fundamentais para a prática profissional. Objetivo: analisar na produção científica a utilização do coaching em Enfermagem. Método: Revisão da literatura, sustentada em pesquisa de caracter exploratório, em bases de dados: EBSCO|Proquest|RCAAP. Selecionados 13 artigos, submetidos a análise temática. Resultados: O coaching surge como estratégia utilizada pelos enfermeiros em diferentes áreas: na formação, na gestão, na prestação de cuidados, sendo tema de estudos de investigação. Identificaram-se nos artigos três tipologias de coaching: por pares, em saúde e interprofissional. Conclusões: em Enfermagem pode ser mobilizado em diferentes áreas, constitui-se como uma oportunidade e um desafio para os enfermeiros|coaches e para os seus clientes (utentes, pares, outros profissionais), promovendo a melhoria da qualidade ao nível mais individual e ao nível das instituições de ensino e de saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.