Consulta de Enfermagem: Intervenção dos Enfermeiros com pessoas portadoras de PMD e CDI. Um estudo qualitativo
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i2.16134Palavras-chave:
Consulta de Enfermagem, Enfermeiro, Intervenção, Pacemaker/Cardioversor-DesfibrilhadorResumo
Introdução: Este estudo decorre da primeira fase de um projeto desenvolvido pela UMIS (ESSS) em parceria com um Hospital da RSLVT, com enfermeiros que realizam consulta de enfermagem (CE) a portadores de Pacemaker-definitivo (PMD) ou Cardioversor-Desfibrilhador-Implantável (CDI). Os enfermeiros procuram promover a capacidade de autocuidado destas pessoas, sendo a consulta um contexto privilegiado para a implementação da sua intervenção. Objetivo: Descrever a intervenção do enfermeiro na CE com as pessoas portadoras de PMD ou CDI. Método: Estudo exploratório, descritivo, qualitativo. População - enfermeiros que realizam a CE. Dados recolhidos através de narrativas, objeto de análise de conteúdo. Resultados: identificados três temas e respetivas categorias: Avaliação inicial (função/razão para a ação/ação); Intervenção do enfermeiro (observar/gerir/atender/informar); Avaliação dos resultados das intervenções (integridade funcional/estrutural e Ação de autocuidado). Conclusões: A intervenção do enfermeiro na CE evidencia a dimensão autónoma nas diferentes etapas do processo de cuidados à pessoa enquanto agente de autocuidado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.