A EFETIVIDADE DA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NA CAPACITAÇÃO DA PESSOA NO CONTROLO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i1.24837Palavras-chave:
Educação para a Saúde, Enfermagem, Hipertensão Arterial, Intervenção na Comunidade.Resumo
Este artigo adveio do trabalho realizado para a aquisição do grau de mestre em enfermagem comunitária, e refere-se ao estágio realizado na Freguesia de Ulme, Concelho da Chamusca. Um estilo de vida saudável ajuda a controlar a Hipertensão Arterial e reduzir o risco de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; a educação para a saúde é uma estratégia importante na capacitação para escolhas apropriadas. O Modelo de Sistemas de Betty Neuman fundamenta a intervenção desenvolvida, no reforço das linhas de resistência da Comunidade, sensibilizando para a adoção de estilos de vida saudáveis. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura, através do método PI[C]OD, com a questão: Existe efetividade da educação para a saúde na capacitação da pessoa no controlo da Hipertensão Arterial? Verificou-se que, o desenvolvimento de programas de educação para a saúde é efetivo na capacitação das pessoas no controlo da Hipertensão Arterial, promovendo uma mudança nos comportamentos e uma melhoria do estilo de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.