INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA: CAPACITAÇÃO DAS AUXILIARES DE AÇÃO DIRETA SOBRE SUPORTE BÁSICO DE VIDA
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i1.24831Palavras-chave:
Ajudantes de ação direta, enfermagem comunitária, formação, intervenções de enfermagem, reanimação cardiopulmonarResumo
O envelhecimento da população é um fenómeno que desafia os cuidados domiciliários, muitos deles prestados pelas auxiliares de ação direta. Na apreciação deste grupo populacional, pelo modelo teórico de Betty Neuman evidenciou-se uma ameaça à linha de defesa: défice de conhecimento em Suporte Básico de Vida. Como suporte de prática baseada na evidência científica, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura, com a questão PICo: “Quais as intervenções de enfermagem que promovem o aumento de conhecimentos das ajudantes de ação direta em Suporte Básico de Vida, em situações de paragem cardiorespiratória, no idoso, nos cuidados domiciliários?”, demonstrando a importância da formação e treino em Suporte Básico de Vida. O objetivo deste trabalho foi empoderar as auxiliares de ação direta como segundo elo da cadeia de sobrevivência. Desenvolveu-se a Intervenção Comunitária seguindo as etapas do Planeamento em Saúde. Como resultado imediato salientou-se um ganho médio de conhecimentos de 30%.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.