CAPACITAR AS AJUDANTES DE AÇÃO DIRETA PARA BEM COMUNICAR COM O IDOSO
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i1.24830Palavras-chave:
Ajudantes de Ação Direta, Comunicação, Enfermeiro, FormaçãoResumo
O projeto desenvolvido teve como objetivo capacitar as Ajudantes de Ação Direta no processo de comunicação com os idosos, através do aumento de conhecimentos das mesmas. Utilizou-se a metodologia do planeamento em saúde. Efetuaram-se entrevistas a informante chave e a Ajudantes de Ação Direta, procedendo-se à análise de conteúdo das mesmas, emergindo o diagnóstico de enfermagem com base no modelo de Betty Neuman: “Ameaça à linha de defesa das Ajudantes de Ação Direta relacionada com stressores intrapessoais: obstáculos à comunicação com o idoso/família”. Recorreu-se à Revisão Sistemática de Literatura, de forma a fundamentar as estratégias de capacitação desenvolvidas.
Da evidência científica emergiu a importância do enfermeiro enquanto formador, na capacitação dos cuidadores formais, bem como a importância do desenvolvimento de programas de formação e realização de reuniões em grupo. Assim, foram desenvolvidas sessões de formação, do que resultou, na sequência de avaliação efetuada, aumento de conhecimentos relativamente à comunicação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.