Formas de relacionamento entre o Prime Rate do Sistema Financeiro (PRSF) do mercado e a classificação relativa ao ambiente de negócios em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i2.32807Palavras-chave:
Ambiente de Negócios, Banco de Moçambique, Banco Mundial, CTA, INE, PRSFResumo
O objetivo deste trabalho é identificar a existência de ligação direta entre o PRSF e a classificação do ambiente de negócios em Moçambique. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e quantitativa cujo intuito é o de explorar a influência da taxa de referência nas condições comerciais de Moçambique. Os resultados mostram que a redução do PRSF a partir de 2017, indicou melhorias económicas e esforços do Banco Central para tornar o crédito mais acessível, estimulando o consumo e o investimento. No entanto, essa redução também pode desencorajar a poupança e contribuir para a formação de bolhas de ativos, requerendo um equilíbrio cuidadoso na gestão da taxa. Apesar das melhorias em alguns indicadores, Moçambique enfrenta desafios persistentes no ambiente de negócios, como o dispendioso custo para a abertura de empresas e o acesso limitado ao crédito, que podem limitar a efetividade da redução do PRSF em estimular a atividade económica. O estudo enfatiza que a melhoria contínua do ambiente de negócios em Moçambique requer uma abordagem holística, envolvendo políticas monetárias e reformas estruturais. É crucial coordenar iniciativas para reduzir a burocracia, melhorar a eficiência dos processos e facilitar o acesso ao crédito, tornando o país mais atraente e competitivo para empreendedores e investidores. A superação desses desafios contribuirá para impulsionar o desenvolvimento económico sustentável em Moçambique.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Rodrigues Zicai Fazenda, Damião Cardoso
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.