A escrita na escola: uma visão integradora

Autores

  • José António Brandão Carvalho Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.3408

Palavras-chave:

Escrita, Ensino da escrita, Escola.

Resumo

Neste texto, perspetiva-se uma pedagogia da escrita que pressupõe a articulação de quatro planos: o plano do sujeito (aluno); o plano da relação da escrita com os outros domínios ou conteúdos da disciplina de Português; o plano da implicação da escrita no quadro das outras disciplinas escolares; o plano da participação, pela escrita, no quadro mais alargado da escola enquanto comunidade e na(s) comunidade(s) em que a escola e os sujeitos se inserem. Mobilizando referenciais teóricos de natureza diversa e procurando compatibilizar diferentes perspetivas, procede-se à descrição de cada um desses planos e à análise dos aspetos que, no âmbito de cada um deles, devem ser relevados na ação pedagógica. Em termos de conclusão, referem-se alguns requisitos para que a abordagem da escrita aqui proposta possa ser implementada, nomeadamente os referentes à formação dos professores (de língua e das outras áreas disciplinares), tendo em vista a tomada de consciência do estatuto e do papel que a escrita tem no contexto escolar, e os respeitantes à organização do trabalho nas escolas, de modo a facilitar a articulação do trabalho desenvolvido nas diferentes disciplinas.

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Publicado

2014-01-12

Como Citar

Carvalho, J. A. B. (2014). A escrita na escola: uma visão integradora. Revista Interacções, 9(27). https://doi.org/10.25755/int.3408