Sobre a Revista
Âmbito, objetivos, periodicidade
A Interacções é uma revista em formato eletrónico, de acesso livre, com publicação contínua, que publica três números por ano – regulares ou especiais/temáticos -, constituídos por artigos originais e inéditos sobre investigação ou reflexão teórica em Ciências da Educação, Ciências Sociais e do Comportamento, Tecnologia Educativa, Educação em Línguas e Literaturas, Educação em Matemática e Ciências, Artes e Motricidade em Educação. Apenas são aceites artigos que se enquadrem nestes domínios de atuação da revista. Esta pretende constituir-se como um espaço internacional privilegiado de interação entre diferentes áreas de conhecimento, bem como contribuir para o conhecimento científico e a consolidação da investigação feita nestas áreas. Os artigos podem ser publicados em português, espanhol, inglês ou francês.
Para além dos manuscritos submetidos individualmente, a Interacções aceita propostas de organização de números temáticos.
A Interacções subscreve uma conduta inclusiva, pelo que recusará textos apologistas de qualquer tipo de discriminação.
A revista autoriza e recomenda aos seus autores/as o autoarquivo da versão publicada do trabalho em repositórios científicos institucionais.
Processo de Revisão por Pares
Todos os artigos submetidos para publicação serão objeto de uma análise preliminar por parte da Direção, cujos critérios de aceitação para avaliação são os seguintes:
a) respeito pelas políticas editoriais – de que reiteramos a originalidade do trabalho e uma escrita da lavra dos seus autores, sem plágio, com a devida menção às fontes consultadas;
b) cumprimento integral das condições de submissão;
c) inscrição explícita do conteúdo do manuscrito nas áreas científicas da revista;
d) conformidade do conteúdo do manuscrito às características genológicas de um artigo científico;
e) uso de conteúdo e/ou linguagem não discriminatórios.
Os artigos aceites para avaliação serão objeto de um processo de revisão cega por pares, envolvendo, no mínimo, dois pareceres de especialistas (nacionais ou estrangeiros de reconhecido mérito), selecionados pela direção ou pelo(s) editor(es) do número, integrantes ou não do conselho editorial permanente da revista ou a convite. Em todo este processo, é mantido o anonimato tanto dos autores como dos revisores dos artigos.
Os critérios de avaliação para a revisão anónima dos manuscritos são:
- Originalidade e relevância do trabalho;
- Linha expositiva e argumentativa consistentes, com apropriada fundamentação teórica e empírica;
- Estrutura, correção linguística e adequação textual ao propósito.
Os revisores tomarão a sua decisão (aceitar; aceitar com modificações; não aceitar), que fundamentarão com base nestes critérios, podendo exemplificar com alguns indicadores neles incluídos (vide instruções aos revisores).
Em caso de discrepância nos pareceres recebidos, poderá ser solicitada uma nova avaliação. A decisão final de publicação caberá à Direção da revista.
Findo o processo de avaliação, será dado, aos autores, conhecimento dos pareceres e da decisão da direção da revista sobre a publicação.
Política Editorial
A Interacções está organizada em volume, número e ano e é publicada três vezes por ano. Atualmente, segue um regime de publicação contínua. Está também aberta à edição de números especiais quando se justifique.
A revista aceita contribuições nos seguintes formatos:
a) Reflexão teórica ou revisão crítica de literatura: textos com contributos relativos a propostas/modelos e/ou quadros concetuais originais e inovadores, contribuindo significativamente para a reflexão e discussão do conhecimento nas áreas de atuação da revista;
b) Estudos empíricos/investigações e práticas: os textos deste formato devem apresentar investigações e estudos empíricos realizados;
c) Praxis: textos que, com os devidos referenciais teóricos, traduzem relatos com uma reflexão crítica sobre experiências e inovações desenvolvidas em contextos educacionais diversos.
Para os formatos a) e b), os textos deverão ter entre 8000 e 10000 palavras. Para c), entre 5000 e 7000 palavras.
Política de Acesso Livre
A Revista Interacções é de acesso aberto e está incluída nos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal - RCAAP.
Todos os seus conteúdos são disponibilizados gratuitamente, sem custos para o utilizador e para a sua instituição. Aos utilizadores é permitido ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, fazer ligação aos textos integrais ou utilizá-los para quaisquer outros fins lícitos, sem pedir autorização prévia à Revista ou autores, devendo sempre a fonte ser identificada.
A Revista atribui a cada artigo publicado um DOI (Digital Object Identifier).
Taxas de publicação
A Interacções não cobra taxas aos autores para a submissão, avaliação por pares, revisão linguística, paginação, publicação, distribuição, disponibilização online e download do artigo.
Indexação
A Interacções está incluída no Serviço de Alojamento de Revistas Científicas (SARC). Interacções no SARC
A revista está classificada como A3 na Qualis Períodicos (quadriénio 2017-2020). Interacções na Plataforma Sucupira
A Interacções encontra-se a trabalhar no processo de renovação:
- No "Directory of Open Access Journals".
- No Diretório e no Catálogo LATINDEX, sistema de informação bibliográfica que inventaria as publicações científicas editadas nos países ibero-americanos e no Caribe;
- No "IndexCopernicus™ Journals Master List".
- No diretório "JournalSeek".
- No portal "Open J-Gate: Open Access Journal Articles Database".
-No "Directório Luso-Brasileiro de Acesso Aberto".
Política de Arquivo
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Logo
Histórico da Revista
A Interacções está em funcionamento desde dezembro de 2005 e surgiu de uma ideia de Pedro Reis (nessa altura, docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém - ESE|IPSantarém). Constitui uma publicação da ESE|IPSantarém que, antes de ser integrada no Sistema de Armazenamento de Revistas Científicas (SARC) desenvolvido pela FCT, foi publicada em formato eletrónico numa plataforma desenvolvida pela equipa Nónio da ESE|IPSantarém (um especial agradecimento ao Nuno Bordalo Pacheco, à Teresa Pacheco, ao José Maurício e ao João Galego).
A coordenação da revista foi alterada durante o ano de 2019. A direção da revista que, até essa data, foi dirigida por Pedro Reis, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, tendo como subdiretoras Helena Luís (ESE|IPSantarém) e Joana Campos (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, CIES-IUL), passou para uma equipa de docentes da ESE|IPSantarém formada por Elisabete Linhares, Susana Colaço, Ana Loureiro, Helena Luís e Luísa Delgado. A subdiretora Helena Luís saiu em dezembro de 2022, contando-se, a partir dessa altura, com uma nova subdiretora: Maria Inês Cardoso (ESE|IPSantarém).
A atual equipa constituiu um novo conselho editorial e pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido até ao momento, mantendo todo o rigor e qualidade que têm pautado a Interacções. Contamos com toda a comunidade académica, a nível nacional e internacional, para continuar a oferecer uma revista com a qualidade científica que a tem caracterizado.