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  • Chamada de Artigos_ Volume 22_N.º 73 – Número Especial “Vozes em ação: Percursos, Desafios e Oportunidades para uma Educação Autorregulada” - Reflexões e práticas em torno da participação ativa dos alunos e da transformação pedagógica

    2025-07-24

    Edição em fluxo contínuo em atualização.

    Título:

    Vozes em ação: Percursos, Desafios e Oportunidades para uma Educação Autorregulada - Reflexões e práticas em torno da participação ativa dos alunos e da transformação pedagógica

    Esta edição especial centra-se na discussão sobre práticas e estudos relacionadas com a promoção da autorregulação da aprendizagem e a valorização da participação ativa dos alunos no processo educativo, com especial incidência no ensino secundário (mas aberta a outros contextos).  Dá-se particular atenção às estratégias pedagógicas que potenciam o envolvimento dos estudantes na construção do seu processo de aprendizagem, bem como ao papel da observação entre pares no apoio à aprendizagem autorregulada.

    A ideia da autorregulação das aprendizagens começou a circular em Portugal na expressão "Aprender a Aprender" que constituiu uma das linhas de atuação do programa Educação para Todos – PEPT2000, criado por uma resolução do Conselho de Ministros em 1991. O programa foi encerrado em 1999 e durante os 9 anos da sua vigência lançou um conjunto de subprojectos, que depois eram adotados nas escolas que a eles aderiam, que se pretendia que contribuíssem para o desígnio comum de promover a escolaridade de 9 anos para todos. O "Aprender a Aprender" era um desses subprojetos (Resolução do Conselho de Ministro nº29/91 e Ministério da Educação, 1999. Programa Educação para Todos. Editorial do ME).

    Desde a publicação do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) (Martins, 2017) todas as Escolas passaram a ter em consideração que, ao fim de 12 anos de escolaridade os estudantes precisavam de ser autónomos em muitos níveis e também na sua competência para autorregular as suas aprendizagens. Também alguma investigação tem vindo a ser realizada sobre as diversas facetas que a temática abrange. 

    Esta edição convida investigadores e profissionais da educação a submeter propostas de artigos que dialoguem com estas temáticas:

    • A autorregulação e corregulação da aprendizagem;
    • A observação entre pares como prática de formação e transformação pedagógica;
    • O feedback realizado pelos alunos como mecanismo de melhoria contínua;
    • A Voz dos estudantes e o seu papel enquanto coconstrutores da aprendizagem;
    • A Voz dos professores sobre práticas e desafios neste contexto.

    Quer a partir de estudos empíricos, quer de revisões de literatura, assim como de descrição de práticas pedagógicas, esta edição especial tem o objetivo de promover uma reflexão alargada e interdisciplinar sobre os desafios e oportunidades da autorregulação da aprendizagem no contexto atual da educação.

     

    Datas importantes:

    - Submissão de artigos: até 10/10/2025

    - Notificação dos autores: até 28/11/2025

    - Submissão dos artigos finais: até 31/12/2025

    - Publicação do número: janeiro 2026

     

    Editores convidados do número 73:

    • Daniela Pedrosa - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
    • Ana Mouraz - Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta, Portugal; LEAD & CIIE
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  • Volume 21_N.º 72_2025 _Número Especial “A literatura como mediadora em educação e saúde mental”

    2025-05-06

    Chamada de Artigos_ Volume 21_N.º 72 – Número Especial “A literatura como mediadora em educação e saúde mental

    Edição em fluxo contínuo em atualização.

    Título: A literatura como mediadora em educação e saúde mental

    Este número temático centra-se na discussão do papel do livro como mediador do desenvolvimento cognitivo, emocional e social tanto no contexto educativo como na promoção da saúde mental. A proposta inspira-se na diversidade de tarefas e funções atribuídas à narrativa: o seu papel estruturante na identidade, a sua adequação historicizante, conferindo sentido ao que acontece no mundo real (organizando a desordem da experiência), as suas propriedades e usos terapêuticos, a sua participação como disposição protolinguística que impulsiona e sustenta a construção do sujeito alfabetizado, e assim por diante. Procura reunir investigações atuais a nível nacional e internacional no âmbito do literário enquanto recurso em contexto educativo e terapêutico. Pretende incluir, ainda assim, artigos que descrevam e analisem práticas de intervenção inovadoras, que promovam diversas áreas de desenvolvimento.

    Editores convidados do número 72:

    Alicia Kachinovsky, Facultad de Psicología, Centro de Investigación Clínica en Psicología (CIC-P), Universidad de la República, Uruguay.

    Ana Mourato, Escola Superior de Educação de Santarém, Instituto Politécnico de Santarém, Portugal

     

    Datas Importantes:

    - Submissão de artigos: até 04.07.2025

    - Notificação dos autores: até 31.07.2025

    - Submissão dos artigos finais: até 22.09.2025

    - Publicação do número: Outubro 2025

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  • Volume 21_N.º 71_2025 _Número Especial “A Matemática na educação da infância e primeiros anos de escolaridade”

    2025-02-11

    Edição em fluxo contínuo em atualização.

    Este número temático centra-se na discussão de processos de desenvolvimento, ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos, como também de questões que envolvem o âmbito da formação docente, na educação infantil e no ensino dos primeiros anos. Visa a apresentação de investigação atual desenvolvida, a nível nacional e internacional, em particular nos contextos de educação de infância, de ensino dos primeiros anos de escolaridade e na formação de educadores de infância e professores dos primeiros anos. Além disso, torna-se foco também resultados de trabalhos que envolvem perspectivas curriculares e vivências matemáticas, as quais explorem tópicos matemáticos específicos no âmbito da relação ensino e aprendizagem. 

     

    Datas Importantes:

    - Submissão de artigos: até 02 de maio de 2025

    - Notificação dos autores: até 04 de junho de 2025

    - Submissão dos artigos finais: até 20 de junho de 2025

    - Publicação do número: agosto de 2025

     

    Editores convidados do número 71:

    Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano – UNESP Marília, Brasil.

    Neusa Branco, Escola Superior de Educação de Santarém, Instituto Politécnico de Santarém, e CIAC-PLDIS IPSantarém, Portugal.

     

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  • Chamada de Artigos_Volume 20_N.º 69_2024 – “Educação. Cidadania. Violência(s)”

    2024-06-18

    Edição em fluxo contínuo em atualização.

    Este número temático centra-se em problemáticas relacionadas com educação e cidadania na intervenção nas várias formas de  violência, a nível psicológico, fisico, sexual, virtual, desde a infância. Será dado um particular destaque às questões da igualdade entre mulheres/meninas e homens/meninos ao longo de toda a publicação.

    São apresentados projetos e estudos que têm vindo a ser desenvolvidos a nível nacional e internacional, dando um particular destaque ao papel da educação e da formação.

    Partindo da educação para a cidadania, em contextos formais e não formais, a par da apresentação do trabalho que já está a ser feito, são também apresentadas reflexões sobre a forma como as diferentes formas de violência podem ser prevenidas, e como se pode apoiar crianças e jovens vitimas de violência(s).

    Datas importantes:

    - Submissão de artigos: até 10  setembro

    - Notificação dos autores: até 10 de outubro

    - Submissão dos artigos finais: 1 novembro

    - Publicação do número: 30  de novembro

     

    Editoras convidadas do número 69:

    Maria João Cardona – ESE | IPSantarém

    Eliana Madeira - GRAAL

    Marta Uva – ESE | IPSantarém

     

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  • Chama de Artigos_Volume 20_N.º 69_2024 – “Educação. Cidadania. Violência(s)”

    2024-06-18

    Edição em fluxo contínuo em atualização.

    Este número temático centra-se em problemáticas relacionadas com educação e cidadania na intervenção nas várias formas de  violência, a nível psicológico, fisico, sexual, virtual, desde a infância. Será dado um particular destaque às questões da igualdade entre mulheres/meninas e homens/meninos ao longo de toda a publicação.

    São apresentados projetos e estudos que têm vindo a ser desenvolvidos a nível nacional e internacional, dando um particular destaque ao papel da educação e da formação.

    Partindo da educação para a cidadania, em contextos formais e não formais, a par da apresentação do trabalho que já está a ser feito, são também apresentadas reflexões sobre a forma como as diferentes formas de violência podem ser prevenidas, e como se pode apoiar crianças e jovens vitimas de violência(s).

    Datas importantes:

    - Submissão de artigos: até 10  setembro

    - Notificação dos autores: até 10 de outubro

    - Submissão dos artigos finais: 1 novembro

    - Publicação do número: 30  de novembro

     

    Editoras convidadas do número 69:

    Maria João Cardona – ESE | IPSantarém

    Eliana Madeira - GRAAL

    Marta Uva – ESE | IPSantarém

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  • Chamada de Artigos _ Volume 19 N.º 64 2023 - Número Especial "Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas e de Gestão"

    2022-11-15

    Datas importantes:

    - Submissão de artigos:  até 05 de abril de 2023.

    - Notificação aos autores e autoras:  até 15 de maio de 2023

    - Submissão dos artigos finais: até 30 de maio de 2023

    - Publicação do número: 30 de junho 2023

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  • Chamada de Artigos _ Volume 18 N.º 61 2022

    2022-02-08

    A revista Interacções, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, com revisão dupla e cega por pares, está a aceitar submissão de propostas de artigos inéditos sobre Género, Educação para a Cidadania e Infâncias a publicar no Vol. 18, número 61 de 2022.

    Este número especial, com o tema “Género, Educação para a Cidadania e Infâncias”, procura reunir um conjunto de trabalhos desenvolvidos no âmbito desta área com o objetivo de: divulgar e promover a reflexão de estudos sobre políticas públicas, pesquisas e práticas pedagógicas que atualmente se desenvolvem.

    Datas Importantes:

    - Submissão de artigos: até 30 de março de 2022

    - Notificação aos autores e autoras: até 30 de abril de 2022;

    - Submissão dos artigos finais: 30 de maio de 2022;

    - Publicação do número: junho de 2022.

     

    Editoras Convidadas do Número 61:

    Prof.ª Doutora Maria João Cardona

    Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém/Portugal

    Prof.ª Doutora Carolina Alvarenga

    Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras / Brasil

     

     

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