Notícias

Chamada de Artigos_ Volume 22_N.º 75 – Número Especial “Educação e diversidade cultural na primeira infância”

2026-02-06

Este número temático concentra-se no debate sobre diversidades étnicas, culturais e o combate ao racismo na primeira infância, em diferentes contextos nacionais. Os trabalhos reunidos neste dossiê oferecem uma análise aprofundada do instrumental teórico-analítico e metodológico relacionado à diversidade cultural, étnica e ao pertencimento nos processos educacionais, destacando sua relevância como dimensões fundamentais do desenvolvimento infantil.

Além disso, os estudos refletem os desafios e avanços na formulação de políticas públicas e diretrizes voltadas à primeira infância em contextos cada vez mais plurais, marcados, entre outros fatores, por fluxos migratórios. Tais contribuições revelam a complexidade de promover a inclusão e o respeito à diversidade em cenários contemporâneos, enriquecendo as perspectivas sobre educação infantil.

No contexto do encerramento da Década Internacional da ONU para os Afrodescendentes (2015-2024), cujo tema foi “Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento”, este dossiê apresenta análises sobre os avanços obtidos na última década no combate ao preconceito, à intolerância, à xenofobia e ao racismo. Os trabalhos também indicam caminhos e estratégias propositivas para a promoção da equidade e da justiça nos próximos anos.

Ler mais sobre Chamada de Artigos_ Volume 22_N.º 75 – Número Especial “Educação e diversidade cultural na primeira infância”

Número Atual

Vol. 22 N.º 73 (2026): Número Especial “Vozes em ação: Percursos, Desafios e Oportunidades para uma Educação Autorregulada” - Reflexões e práticas em torno da participação ativa dos alunos e da transformação pedagógica

A autorregulação da aprendizagem tem assumido um papel essencial central nos discursos educativos atuais, na investigação em educação e nas orientações curriculares, ao reconhecer que os alunos são agentes ativos na regulação do seu processo de aprendizagem e, como tal, são capazes de definir objetivos, de adotar estratégias de aprendizagem eficazes, de monitorizar o seu progresso, de refletir criticamente sobre as suas estratégias, e de reajustar o seu processo de aprendizagem. Esta edição especial intitulada “Vozes em ação: Percursos, Desafios e Oportunidades para uma Educação Autorregulada”, propôs-se trazer reflexões e práticas através de estudos teóricos e/ou empíricos sobre a participação ativa dos alunos, a transformação das práticas pedagógicas e o papel da escola na promoção de aprendizagens mais autónomas, conscientes e sustentáveis.

Nesta edição especial foram integrados e selecionados sete artigos, após um processo de revisão de pares cuidadoso com 3 revisores que asseguraram o rigor e qualidade científica.

Os artigos apresentam uma diversidade de abordagens, quer ao nível de análise quer ao nível dos contextos onde a autorregulação da aprendizagem pode ser operacionalizada e pensada criticamente. Os artigos apresentam contributos que abraçam diferentes dimensões: desde as políticas curriculares às práticas de sala de aula, da ação docente à voz dos alunos, e da avaliação formativa às tecnologias emergentes, demonstrando os desafios e as oportunidades que existem nesta área e no contributo para a inovação pedagógica.

Os artigos, em conjunto, refletem para a importância de ecossistemas educativos que valorizem a metacognição, a colaboração, a corregulação da aprendizagem, e a participação ativa como pilares de uma educação focada no papel do aluno no centro da aprendizagem.

 

Editoras convidadas do número 73:

  • Daniela Pedrosa - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Ana Mouraz - Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta, Portugal; LEAD & CIIE
Publicado: 2026-01-29
Ver Todos os Números