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Chamada de Artigos_ Volume 22_N.º 73 – Número Especial “Vozes em ação: Percursos, Desafios e Oportunidades para uma Educação Autorregulada” - Reflexões e práticas em torno da participação ativa dos alunos e da transformação pedagógica

2025-07-24

Edição em fluxo contínuo em atualização.

Título:

Vozes em ação: Percursos, Desafios e Oportunidades para uma Educação Autorregulada - Reflexões e práticas em torno da participação ativa dos alunos e da transformação pedagógica

Esta edição especial centra-se na discussão sobre práticas e estudos relacionadas com a promoção da autorregulação da aprendizagem e a valorização da participação ativa dos alunos no processo educativo, com especial incidência no ensino secundário (mas aberta a outros contextos).  Dá-se particular atenção às estratégias pedagógicas que potenciam o envolvimento dos estudantes na construção do seu processo de aprendizagem, bem como ao papel da observação entre pares no apoio à aprendizagem autorregulada.

A ideia da autorregulação das aprendizagens começou a circular em Portugal na expressão "Aprender a Aprender" que constituiu uma das linhas de atuação do programa Educação para Todos – PEPT2000, criado por uma resolução do Conselho de Ministros em 1991. O programa foi encerrado em 1999 e durante os 9 anos da sua vigência lançou um conjunto de subprojectos, que depois eram adotados nas escolas que a eles aderiam, que se pretendia que contribuíssem para o desígnio comum de promover a escolaridade de 9 anos para todos. O "Aprender a Aprender" era um desses subprojetos (Resolução do Conselho de Ministro nº29/91 e Ministério da Educação, 1999. Programa Educação para Todos. Editorial do ME).

Desde a publicação do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) (Martins, 2017) todas as Escolas passaram a ter em consideração que, ao fim de 12 anos de escolaridade os estudantes precisavam de ser autónomos em muitos níveis e também na sua competência para autorregular as suas aprendizagens. Também alguma investigação tem vindo a ser realizada sobre as diversas facetas que a temática abrange. 

Esta edição convida investigadores e profissionais da educação a submeter propostas de artigos que dialoguem com estas temáticas:

  • A autorregulação e corregulação da aprendizagem;
  • A observação entre pares como prática de formação e transformação pedagógica;
  • O feedback realizado pelos alunos como mecanismo de melhoria contínua;
  • A Voz dos estudantes e o seu papel enquanto coconstrutores da aprendizagem;
  • A Voz dos professores sobre práticas e desafios neste contexto.

Quer a partir de estudos empíricos, quer de revisões de literatura, assim como de descrição de práticas pedagógicas, esta edição especial tem o objetivo de promover uma reflexão alargada e interdisciplinar sobre os desafios e oportunidades da autorregulação da aprendizagem no contexto atual da educação.

 

Datas importantes:

- Submissão de artigos: até 30/09/2025

- Notificação dos autores: até 28/11/2025

- Submissão dos artigos finais: até 31/12/2025

- Publicação do número: janeiro 2026

 

Editores convidados do número 73:

  • Daniela Pedrosa - Escola Superior de Educação de Santarém, Instituto Politécnico de Santarém, Portugal; CIDTFF, INESC TEC e CIEQV
  • Ana Mouraz - Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta, Portugal; LEAD & CIIE
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