“Quefazeres… um percurso de reflexão e ação na formação inicial”

Autores

  • Marta Cabral Calheiros Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
  • Isabela Piscalho

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.3411

Palavras-chave:

Investigação-ação, Prática pedagógica, Bem-estar, Envolvimento, Papel do educador.

Resumo

O presente artigo descreve um estudo sobre o bem-estar e envolvimento da criança realizado num contexto de creche.

Este estudo, adotando uma metodologia de investigação-ação, teve como objetivo avaliar a relevância da observação do bem-estar e envolvimento das crianças em contexto educativo para a conceção de práticas adequadas ao seu desenvolvimento e aprendizagem. Para sustentá-lo, foram utilizadas as Escalas de Observação do Bem-Estar e Envolvimento/Implicação de Laevers, adaptadas por Gabriela Portugal (Portugal & Laevers, 2010). Dos resultados obtidos, conclui-se que os instrumentos utilizados permitiram ao Educador (re)ajustar, (re)adaptar e (re)criar estratégias eficazes no desenvolvimento das aprendizagens da criança, ao permitir-lhe distanciar-se da sua prática e refletir sobre a mesma.

Biografia Autor

Isabela Piscalho

Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

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Publicado

2014-01-12

Como Citar

Calheiros, M. C., & Piscalho, I. (2014). “Quefazeres… um percurso de reflexão e ação na formação inicial”. Revista Interacções, 9(27). https://doi.org/10.25755/int.3411