Não aprender na visão de crianças e adolescentes brasileiros: um estudo evolutivo na perspectiva piagetiana

Autores

  • Eliane Giachetto Saravali Universidade Estadual Paulista, campus de Marília-SP - Brasil
  • Taislene Guimarães Universidade Estadual Paulista, campus de Marília-SP – Brasil
  • Karina Perez Guimarães Faculdades Integradas de Mirassol-SP - Brasil
  • Ana Paula Melchiori Faculdades Integradas de Mirassol-SP - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.3415

Palavras-chave:

Conhecimento social, Teoria piagetiana, Aprendizagem, Estudo evolutivo.

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar dados de uma pesquisa referente à construção do conhecimento social, sob a perspectiva piagetiana. Foram investigadas as crenças de crianças e adolescentes sobre o não aprender. Participaram do estudo 80 sujeitos entre 06 e 16 anos, submetidos a três instrumentos metodológicos diferentes: proposta de um desenho, análise de uma história e análise de um filme, envolvendo situações de não aprendizagem. São apresentados aqui os principais resultados obtidos a partir da aplicação do desenho. Os dados indicam, entre outros, que grande parte dos sujeitos atribui ao próprio aluno a culpa pela não aprendizagem, mediante fatores como indisciplina e desmotivação. Os resultados mostram, também, que sujeitos brasileiros não se encontram em níveis mais avançados de compreensão da realidade social, mesmo em idades mais adiantadas.

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Publicado

2014-01-13

Como Citar

Saravali, E. G., Guimarães, T., Guimarães, K. P., & Melchiori, A. P. (2014). Não aprender na visão de crianças e adolescentes brasileiros: um estudo evolutivo na perspectiva piagetiana. Revista Interacções, 9(27). https://doi.org/10.25755/int.3415