Reflexão sobre uma experiência de ensino no âmbito da formação contínua em matemática: a aprendizagem dos alunos e a prática do professor
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.388Palavras-chave:
Formação de professores, Reflexão do professor, Prática lectiva, Aprendizagem da Geometria, Tangram.Resumo
A Formação Contínua contribui para promover uma prática reflexiva nos professores muitas vezes centrada na sua prática lectiva e nas suas necessidades de formação específica como é exemplo o Programa de Formação Contínua em Matemática. Este artigo apresenta a análise do relato de uma aula de Matemática que consta do portefólio realizado pela primeira autora no âmbito da sua participação num grupo de formação deste Programa de Formação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, no ano lectivo 2007-08, do qual a segunda autora era formadora. Este artigo salienta a preparação da tarefa, o seu enquadramento curricular e a sua pertinência no âmbito do desenvolvimento da aprendizagem da Geometria, nomeadamente, do desenvolvimento da visualização e de compreensão das propriedades das figuras, bem como a análise das resoluções dos alunos realizada pela formanda. Uma vertente bastante significativa deste Programa de Formação é a reflexão sobre a prática lectiva que é fomentada nas sessões conjuntas e tem por base as sessões de acompanhamento. A formanda apresenta relativamente à concretização desta tarefa e da reflexão que promove contributos da participação nesta formação para o seu desenvolvimento profissional, nomeadamente a continuação de uma prática reflexiva sobre o desempenho e as aprendizagens dos alunos.Downloads
Publicado
2009-07-06
Como Citar
Ramos, C., & Branco, N. (2009). Reflexão sobre uma experiência de ensino no âmbito da formação contínua em matemática: a aprendizagem dos alunos e a prática do professor. Revista Interacções, 5(12). https://doi.org/10.25755/int.388
Edição
Secção
Número 12 - O Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º CEB.
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