Agressão, vitimação e emoções na adolescência, em contexto escolar e de lazer

Autores

  • Maria José D. Martins Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.403

Palavras-chave:

Agressão, Vitimação, Emoções, Escola, Lazer.

Resumo

Este estudo teve como objectivos: comparar as experiências de agressão e/ou de vitimação que ocorrem na escola com aquelas que ocorrem no contexto de tempos livres e actividades de lazer, fora do contexto escolar, em duas regiões de Portugal; comparar as frequências dessas experiências no ano de 00/01 com as do ano 07/08 numa mesma escola; compreender o papel que as emoções desempenham associadas às condições de vítima e de agressor. Utilizámos um questionário de comportamentos referidos pelo próprio (auto-relato) para avaliar a agressão e a vitimação e um questionário de competência emocional para avaliar as emoções, em particular: a competência: para perceber e compreender emoções nos outros, para exprimir e nomear emoções, e para regular e gerir as suas próprias emoções. Os resultados enfatizam que as experiências de agressão e vitimação são mais frequentes na escola que nos tempos livres, sobretudo no que respeita às suas formas menos graves; que as vítimas parecem ter mais dificuldade em regular e gerir as emoções que os agressores e os não envolvidos; e que os agressores não se diferenciam dos não envolvidos no que respeita às várias dimensões da competência emocional avaliadas. Este tópico deverá ser objecto de mais estudos dada a popularidade que a educação emocional tem vindo a ter nos últimos anos.

Downloads

Publicado

2009-11-06

Como Citar

Martins, M. J. D. (2009). Agressão, vitimação e emoções na adolescência, em contexto escolar e de lazer. Revista Interacções, 5(13). https://doi.org/10.25755/int.403

Edição

Secção

Número 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares.