Avaliação das práticas educativas nas primeiras idades – uma construção partilhada do saber
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.6357Palavras-chave:
Investigação interpretativa e crítica, Avaliação da Ação educativa, Currículo, Ensinar-aprender, Pensamento crítico.Resumo
Apresenta-se neste texto uma reflexão sobre processos de investigação que têm como objetivo a produção do conhecimento e a avaliação das práticas educativas (pedagógicas) desenvolvidas pelos/as educadores/as de infância e pelos/as professores/as do 1.º ciclo do ensino básico. Partindo do primado das relações entre a teoria e a prática e de que os/as profissionais, no seu contexto de intervenção, são produtores/as de conhecimento prático e que é aí que radicam os contornos e a essência da verdade da ação educativa instituída na relação entre ensinar e aprender, os alicerces teóricos da investigação que serve de mote a este artigo recaem no estudo do currículo e da sua gestão nas primeiras etapas educativas, nos processos de ensinar e de aprender, em concreto nos modos de ensinar e nas oportunidades para construir o pensamento crítico ou inteligente. Essa génese de conhecimento, alicerçada num processo de investigação de natureza qualitativa e sobretudo interpretativa e crítica, no formato estudos de casos múltiplos e de índole quase etnográfico, traduz-se no conhecimento real sobre as dimensões curriculares e da organização integrada dos processos de ensinar e de aprender que, quotidianamente se desenrolam nos contextos da educação básica (jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico), revelando os estilos adotados pelos/as profissionais na gestão do currículo e no modo como ensinam (ou como permitem a aprendizagem) e as oportunidades criadas/concedidas às crianças (alunos/as) para estas aprenderem a construir o seu pensamento crítico ou inteligente.Downloads
Publicado
2015-01-03
Como Citar
Marchão, A. de J. (2015). Avaliação das práticas educativas nas primeiras idades – uma construção partilhada do saber. Revista Interacções, 10(32). https://doi.org/10.25755/int.6357
Edição
Secção
Artigos
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