Ciência, público e compreensão pública da ciência

Autores

  • Isabel P. Martins Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8721

Palavras-chave:

Compreensão pública da ciência, Ciência e cidadania, Educação em ciências, Ensino contextualizado das ciências.

Resumo

O conhecimento científico é, porventura, o elemento caraterístico das sociedades atuais mais distintivo destas relativamente a épocas passadas. No entanto, o défice de compreensão de temas científicos pelo público em geral é enorme e muitos, senão a maioria, não sabe situar questões sócio-científicas e interpretar argumentos a favor ou contra. Posições filosóficas, sociológicas e éticas levam a que se questione os limites entre o que é tecnicamente possível e aquilo que é eticamente admissível. É neste contexto que se considera ciência e cidadania como domínios da intervenção humana profundamente interligados, sobre os quais se ocupam muitas organizações internacionais reclamando para a educação formal propósitos de organização de currículos, programas e estratégias que consolidem tal interligação.

Se a ciência está na sociedade e é para a sociedade como transpor esta perspetiva para a ciência escolar? Ciência para a cidadania será uma orientação para disciplinas optativas ou deverá ser uma perspetiva de ciência para todos? Como conciliar no ensino formal a educação científica do público em geral e a de futuros cientistas? Defendendo-se que a ciência faz parte da cultura importa analisar referenciais de organização do ensino das ciências numa perspetiva humanista que permitam a todos alcançar saberes, competências e atitudes que os habilitem a enfrentar questões presentes na discussão pública e que condicionam decisões políticas nas sociedades democráticas. 

Downloads

Publicado

2016-03-06

Como Citar

Martins, I. P. (2016). Ciência, público e compreensão pública da ciência. Revista Interacções, 11(39). https://doi.org/10.25755/int.8721