A importância do ensino experimental na formação contínua de professores do 1º CEB
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8732Palavras-chave:
Ensino das ciências, Atividades experimentais, 1.º CEB, Formação contínua.Resumo
Nos últimos seis anos desenvolvemos diversos Cursos de Atualização de Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), no contexto de formação contínua. Estes contemplaram diversas sessões sobre o ensino das ciências com cariz experimental. Somos de opinião que o desenvolvimento de competências dos professores no ensino das ciências com cariz experimental é um dos fatores indispensáveis para a melhoria da formação científica dos alunos.
Os principais objetivos deste estudo foram: a) avaliar a perceção dos formandos acerca da estrutura e do funcionamento do módulo de Educação em Ciência dos cursos de formação contínua e averiguar se existiram mudanças nas práticas dos formandos após a frequência dos cursos; b) analisar a implementação pelos professores das atividades experimentais desenvolvidas na formação contínua.
Foi administrado um questionário a 27 professores que frequentaram estas formações. Os resultados mostraram que estas formações contribuíram de forma significativa para a exploração pelos professores de situações didáticas de cariz experimental, em sala de aula, prática esta que foi muito bem acolhida pelos seus alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.