A importância do ensino experimental na formação contínua de professores do 1º CEB

Autores

  • Isilda Rodrigues Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real, Portugal. Investigadora do CIIE – Universidade do Porto, Portugal.
  • Maria Cristina Oliveira Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real, Portugal.
  • Cristina M. C. Marques Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8732

Palavras-chave:

Ensino das ciências, Atividades experimentais, 1.º CEB, Formação contínua.

Resumo

Nos últimos seis anos desenvolvemos diversos Cursos de Atualização de Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), no contexto de formação contínua. Estes contemplaram diversas sessões sobre o ensino das ciências com cariz experimental. Somos de opinião que o desenvolvimento de competências dos professores no ensino das ciências com cariz experimental é um dos fatores indispensáveis para a melhoria da formação científica dos alunos.

Os principais objetivos deste estudo foram: a) avaliar a perceção dos formandos acerca da estrutura e do funcionamento do módulo de Educação em Ciência dos cursos de formação contínua e averiguar se existiram mudanças nas práticas dos formandos após a frequência dos cursos; b) analisar a implementação pelos professores das atividades experimentais desenvolvidas na formação contínua.

Foi administrado um questionário a 27 professores que frequentaram estas formações. Os resultados mostraram que estas formações contribuíram de forma significativa para a exploração pelos professores de situações didáticas de cariz experimental, em sala de aula, prática esta que foi muito bem acolhida pelos seus alunos.

Downloads

Publicado

2016-03-06

Como Citar

Rodrigues, I., Oliveira, M. C., & Marques, C. M. C. (2016). A importância do ensino experimental na formação contínua de professores do 1º CEB. Revista Interacções, 11(39). https://doi.org/10.25755/int.8732

Edição

Secção

XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores