Aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) na formação contínua de professores de ciências

Autores

  • Manuella Villar Amado Programa Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) – Instituto Federal do Espírito Santo – Vila Velha, Espírito Santo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8770

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Formação Contínua.

Resumo

A formação contínua de professores, principalmente em mestrados de perfil profissional, onde se visa a capacitação de profissionais para educarem de forma diferenciada, contrapondo o ensino tradicional, requer metodologias de ensino ativas como é o caso da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP). A ABRP já utilizada há dezenas de anos em escolas de medicina, expandiu-se para outras áreas e níveis de ensino e baseia-se em problemas reconhecidos pelos alunos como reais, ou como relevantes no seu futuro, de modo que, trabalhando para os resolver, adquirem novos conhecimentos motivando sentimentos de pertença. As situações-problema na ABRP no ensino de ciências vem sendo utilizadas a partir de cenários que devem despertar no aluno o levantamento de questões e a procura de soluções através da promoção de atividades de investigação. Neste estudo pretende-se investigar as contribuições da metodologia ABRP na formação contínua de professores de ciências a partir da avaliação dos tipos de questões formuladas em um cenário problemático e do estudo da percepção dos sujeitos envolvidos no processo. As questões formuladas pelos alunos na ficha de monitorização da ABRP foram categorizadas segundo o nível cognitivo. Os resultados obtidos apontam para a formulação de questões de nível cognitivo diverso, com uma percentegem expressiva de questões de ordem superior envolvendo principalmente questões do tipo relação, avaliação e procura de soluções. No estudo de percepção, os sujeitos relataram que a metodologia ABRP potencializa o desenvolvimento de competências mais complexas e transdisciplinares, como, o espírito crítico, a capacidade de argumentação, de escrita, de comunicação, o trabalho em equipe, a procura por soluções para problemas. Assim, o presente estudo aponta caminhos para a formação contínua de professores como espaço de reflexão sobre a teoria e prática na sala de aula.

Downloads

Publicado

2016-03-06

Como Citar

Amado, M. V. (2016). Aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) na formação contínua de professores de ciências. Revista Interacções, 11(39). https://doi.org/10.25755/int.8770

Edição

Secção

XV ENEC - Práticas educativas em ciências