O desafio de educar na era digital: educações

Autores

  • Nelson de Luca Pretto Universidade Federal da Bahia, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.3042

Resumo

O artigo apresenta uma visão panorâmica do desenvolvimento científico e tecnológico da comunicação e das diversas linguagens (co-)existentes que se articulam intensamente a partir da enorme presença das tecnologias digitais. Analisa-se a implantação das redes digitais e dos processos colaborativos de produção de conhecimento e as políticas públicas brasileiras para o campo da cultura digital, destacando-se o uso das redes de compartilhamento, com ênfase no software livre e na produção coletiva. A partir desses pressupostos, discute-se a importância da relação da educação com a cultura. Desenvolvese a idéia de uso intenso das redes colaborativas nos processos educacionais, com a montagem de comunidades horizontais de produção de culturas e conhecimentos. Ao final, reflete-se mais detalhadamente sobre a proposta de pensar a educação numa perspectiva plural, ou seja, em educações.

Palavras-chave
Educação; Cultura digital; Comunicação digital; Redes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Pretto, N. de L. (2011). O desafio de educar na era digital: educações. Revista Portuguesa De Educação, 24(1), 95–118. https://doi.org/10.21814/rpe.3042

Edição

Secção

Artigos