Olhares Cruzados sobre a Classe Hospitalar: Legislação Brasileira e Percepção da Criança Hospitalizada

Authors

  • Maria da Conceição Passeggi Universidade Cidade de São Paulo - Unicid Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Brasil
  • Simone Maria da Rocha Universidade Federal Rural do Semi-Arido- UFERSA, Brasil
  • Senadaht Baracho Rodrigues Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, SEEC-RN, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.14191

Keywords:

classe hospitalar, legislação, educação e saúde, narrativas de crianças, hospital class, legislation, education and health, narratives of children

Abstract

Resumo
O objetivo do texto é apresentar reflexões acerca da classe hospitalar no Brasil, entrecruzando as orientações da legislação brasileira sobre o direito à educação, nos últimos anos, e o olhar de crianças em tratamento oncológico. A metodologia adotada é híbrida: a pesquisa documental e a pesquisa com narrativas de crianças hospitalizadas. O foco recai sobre as mudanças e flutuações encontradas nos documentos oficiais e os sentidos que as crianças atribuem à classe hospitalar. As análises preliminares mostram que, se nos documentos oficiais, a classe hospitalar é apresentada como lugar de escolarização e de vínculo com o universo escolar, na percepção das crianças, além de ser um espaço de aprendizagens escolares, ela se apresenta como um lugar de cuidado, de conforto e de autonomia, que se contrapõe às restrições vividas no hospital impostas pelo tratamento de saúde.

Abstract
The purpose of the text is to present reflections about the hospital class in Brazil, intersecting the Brazilian legislation guidelines on the right to education in recent years and the look of children in cancer treatment. The methodology adopted is hybrid: documentary research and research with narratives of hospitalized children. The focus is on the changes and fluctuations found in official documents and the meanings children attribute to the hospital class. Preliminary analyzes show that if in the official documents the hospital class is presented as a place of schooling and a link with the school universe, in children's perception, besides being a space for school learning, it presents itself as a place of care, comfort and autonomy, which is in contrast to the restrictions in the hospital imposed by the health treatment.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria da Conceição Passeggi, Universidade Cidade de São Paulo - Unicid Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Brasil

Pesquisadora do CNPq. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil. Doutora em Linguística pela Université de Montpellier 3. Pós-doutorado em Fundamentos da Educação (Université de Nantes, de Paris 13, PUCRS). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Autobiografia, Representações e Subjetividades, GRIFARS-UFRN-CNPq. Editora associada da Revista Brasileira de Educação (RBE-ANPEd). Pesquisadora do Laboratório EXPERICE (Paris 13-Paris 8) e do CIERS-Ed, Fundação Carlos Chagas. Suas publicações abordam as narrativas de si e a reflexividade autobiográfica constitutivas da subjetividade, mediante o uso de diversos instrumentos semióticos.

Simone Maria da Rocha, Universidade Federal Rural do Semi-Arido- UFERSA, Brasil

Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO - UFERSA/UERN/IFRN). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas (Auto) biográficas em Educação (GEPNAE-UFERSA-CNPq). Pesquisadora do GRIFARS-UFRN-CNPq. Suas pesquisas tematizam a agência de criança com doenças crônicas, com base narrativas das próprias crianças e de seus cuidadores, na família e nas classes hospitalares.

Senadaht Baracho Rodrigues, Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, SEEC-RN, Brasil

Professora da rede estadual de ensino, SEEC-RN, Brasil. Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, PPGEd/UFRN, Brasil. Especialista em Educação de Jovens e Adultos, com ênfase no sistema prisional, pelo Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, IFESP-RN, Brasil. Licenciada em Pedagogia, UFRN. Pesquisadora do GRIFARS-UFRN-CNPq. Suas pesquisas tematizam a classe hospitalar e narrativas de crianças em tratamento de doenças crônicas.

Downloads

Published

2018-06-30