Cuidar e Aprender com as Crianças em Educação e Saúde – Narrativas e(m) Formação

Authors

  • Conceição Leal da Costa Departamento de Pedagogia e Educação / Centro de Investigação em Psicologia e Educação da Universidade de Évora, Portugal
  • Camila Aloisio Alves Faculdade de Medicina de Petrópolis – FMP, Brasil Université Paris-Est Créteil - UPEC, França

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.14577

Keywords:

cuidado, escuta, narrativas biográficas, formação, profissionais em educação e saúde, care, listening, biographical approach, education, teachers and health professionals

Abstract

Resumo
Neste texto partilha-se uma reflexão proporcionada pelo encontro entre as autoras, movidas pelos respetivos trabalhos com narrativas biográficas e histórias de vida. Focamos, sobretudo, possibilidades de exploração de sentidos do que fazemos e projetamos, abarcando elementos da nossa ação e investigação e no papel que assumimos na docência e na formação de profissionais de Educação e de Saúde. Afirmando que ser profissional do humano é intervir consciente e criticamente, o que só faz sentido se a profissão estiver fortemente impregnada de um compromisso social, desafiam-nos os modos de (re)configuração identitária que merecem reflexões profundas sobre o valor e a necessidade de escutar as crianças, valorizando uma ecologia dos saberes, as aprendizagens e o desenvolvimento, pessoais e profissionais, derivados dessa vida e(m) interação. Este artigo é um primeiro passo na conceção e desenvolvimento do projeto internacional, Saúde, Educação e Cuidado – o lugar das narrativas no pensar e formar para o cuidar. Com participantes de Portugal e de França, sugerimos que a diferença nos fortalece em caminhos de formação. Nestes percursos onde humanização de processos, trajetórias de vida e cuidado se encontram e tomam centralidade, compromete-nos o aprender pensando sobre a própria vida.

Abstract
In this text we share a reflection, provided by the encounter between the authors, moved by their respective works with biographical narratives and life stories. We focus, above all, possibilities of exploring the meanings of what we do and project, embracing elements of our daily experience and action. Here we mobilize the idea that the teacher is a professional of the human being, conscious and critical intervener of its social role, whose action is developed in the interaction with other people, especially and here called the children. In this perspective, teaching with children only makes sense if it is strongly imbued with a social commitment, that is, with the people in the contexts that live in the day to day, thinking about what is more immediate, but also with society and culture in more global terms. In this text, we are challenged by the modes of identity (re) configuration by which the lived experiences are maintained. We believe in the vitality of biographical research with narratives and in the scientific knowledge promoted, aligning research, action and education. This article is a first step in the design and development of an international project, Health, Education and Care - the place of narratives in thinking and training. With participants from Portugal and France, we suggest that difference strengthens us in training paths. In these pathways where humanization of processes, life trajectories and care meet and take center stage, we believe that is possible learning about life.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Conceição Leal da Costa, Departamento de Pedagogia e Educação / Centro de Investigação em Psicologia e Educação da Universidade de Évora, Portugal

Doutora em Ciências da Educação; Professora Auxiliar do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora. Investigadora Integrada do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP-UE). Colaboradora do Comprehensive Health Research Center (CHRC). Colaboradora do Collège International de Recherche Biographique en Education (CIRBE).

Camila Aloisio Alves, Faculdade de Medicina de Petrópolis – FMP, Brasil Université Paris-Est Créteil - UPEC, França

Doutora em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente. Professora Adjunta da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Brasil). Attaché Temporaire en Enseignemnet et Recherche na Université Paris-Est Créteil. Membro do Laboratoire Experice – axe A da Université Paris 13 Sorbonne Paris Cité, do Collège International de Recherche Biographique en Education (CIRBE) e do Pôle Jeune Recherche.

Downloads

Published

2018-06-30