Editorial
DOI:
https://doi.org/10.25751/rspa.3456Resumo
Caros colegas,
O processo de integração da Revista da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia (RSPA) no Serviço de Alojamento de Revistas Científicas Institucionais do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) está em desenvolvimento.
Esta nova etapa da nossa publicação, tal como já referido em Editorial anterior, obriga a reformulações importantes na sua edição.
As Normas de Publicação são um dos aspetos objeto de revisão. A sua conceção original datada do início dos anos 90 (Editor-chefe, Dra. Laura Massa) serviu a RSPA durante este lato período de tempo como uma importante ferramenta pedagógica para os autores.
A necessidade de atualização das “Normas” e adequá-las às normas de edição biomédica elaboradas pela Comissão Internacional de Editores de Revistas Médicas (International Committee of Medical Journal Editors - ICMJE) e do Committee on Publication Ethics (COPE) obrigou a um trabalho exaustivo de rescrever este texto.
Este processo envolveu a equipa editorial da RSPA. O texto foi submetido a uma avaliação e contributo dos colegas que compõe este órgão da revista. Da colaboração dos colegas e do apoio técnico do RCAAP resultou o documento que a atual edição transporta até vós.
Neste momento, pensamos ter dotado a RSPA dos requisitos necessários para obedecer às exigências do ICMJE.
O processo de tradução das “Normas” para inglês está em curso e é a etapa necessária e indispensável para a inscrição da Revista no ICMJE.
Também foi necessário definir o âmbito e objetivos da revista, assim como repensar a política de “copyright” e adaptá-la ao acesso livre (open access).
A tipologia dos artigos publicados pela RSPA foi alargada: Originais, Educação Médica Contínua, Revisão (Narrativa e Sistemática), Consenso, Casos Clínicos, Cartas ao Editor, Editoriais, Perspetivas e Imagens em Anestesiologia. Os critérios para publicação permanecem o mérito científico, a originalidade e o interesse para a anestesiologia.
A evolução da Revista e o sucesso do processo de indexação está dependente da qualidade dos artigos que a publicação consegue editar.
A RSPA é o órgão oficial da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia. Diversas publicações nacionais de características similares (Exemplo: Revista Portuguesa de Cardiologia, Acta Reumatológica Portuguesa ou Revista Portuguesa de Pneumologia) conseguiram obter o processo de indexação internacional (Medline).
Este objetivo está ao nosso alcance.
A qualidade patenteada nos Resumos das comunicações científicas submetidos ao Congresso da SPA é uma evidência de que estamos no caminho certo.
A publicação de artigos é, também, uma forma de afirmarmos a Anestesiologia.
Este é o desafio!
Os meus melhores cumprimentos,
António Augusto Martins
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os artigos estão livremente disponíveis para serem lidos, descarregados e partilhados a partir do momento da sua publicação.
A RSPA reserva-se o direito de comercialização do artigo enquanto parte integrante da revista (na elaboração de separatas, por exemplo). O autor deverá acompanhar a carta de submissão com a declaração de cedência de direitos de autor para fins comerciais.
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPA rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial (CC BY-NC).
Após publicação na RSPA, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.