A análise de um ano da Revista na plataforma RCAAP

Autores

  • António Augusto Martins Serviço de Anestesiologia Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra Portugal

DOI:

https://doi.org/10.25751/rspa.6230

Resumo

Completámos um ano em que a Revista da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia (RSPA) está integrada no Serviço de Alojamento de Revistas Científicas Institucionais do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). A análise sumária dos dados através do Google Analytics, ao longo de um ano (outubro de 2013-14), permitiu observar um movimento em crescendo da atividade na página eletrónica onde a RSPA está alojada e numa distribuição geográfica que ultrapassou fronteiras. Os países em maior destaque foram o Brasil e a Espanha. Visualizações pontuais encontraram-se na África lusófona, Estados Unidos da América, Europa e América Latina (Fig. 1).

 

Estas e outras ferramentas de monitorização, atualmente disponíveis, permitem gerar métricas alternativas que valorizam uma publicação pelo número de vezes que determinado artigo foi visualizado e partilhado em redes sociais ou outras – pelo que são designados por “Altmetrics”.1 Esta é uma forma de aferição que contabiliza as vezes que determinado artigo foi consultado e descarregado, mas não será substitutiva da tradicional valorização em publicação em revista com fator de impacto ou pelo número de citações que obteve.2 Neste sentido, ponderar colocar a RSPA em sistemas tipo Linkedin ou Facebook pode representar uma mais-valia para a sua divulgação e com isto despertar interesse acrescido a mais autores publicarem.

Ao final de mais um ano de publicação regular da RSPA quero expressar o meu agradecimento a todos os autores que colaboraram com a RSPA. Esta mensagem é, igualmente, dirigida aos colegas que pertencem à Equipa Editorial pelo contributo prestado na revisão de textos e na discussão de outros assuntos relacionados com a Revista.

Igual reconhecimento é dirigido ao conjunto de revisores que não estando em evidência na composição orgânica da RSPA, mas que altruisticamente se disponibilizaram, em 2014, a colaborar no trabalho de peer review dos manuscritos submetidos e cuja prestação contribuiu para alcançar os níveis de qualidade que ambicionamos:

Ana Bernardino

Cláudia Alves

Cristina Amaral

Filipa Duarte

Filipa Lança

João Tomé

João Viterbo

Manuel Vico

Margarida Pereira

Paula Gomes

Sara Gomes

 


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-11-27

Como Citar

Martins, A. A. (2014). A análise de um ano da Revista na plataforma RCAAP. Revista Da Sociedade Portuguesa De Anestesiologia, 23(4), 102. https://doi.org/10.25751/rspa.6230

Edição

Secção

Editorial

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>