História da Anestesiologia do Centro Hospitalar de Coimbra

Autores

  • Ana Bernardino Serviço de Anestesiologia, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.25751/rspa.9501

Palavras-chave:

anestesia/história, anestesiologia

Resumo

Em abril de 1972 é fundado o serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar de Coimbra, sendo António Neves da Costa (Anestesiologista) nomeado para diretor.

Graças à diversidade de especialidades médico-cirúrgicas existentes no Centro Hospitalar de Coimbra, o serviço de Anestesiologia tem oportunidade de formar anestesiologistas com competências específicas em diversas áreas.

A atualização científico-tecnológica é uma constante preocupação do serviço e isso torna-o uma referência nas diversas áreas em que a Anestesiologia é perita, recebendo internos da especialidade de vários pontos do país e estrangeiro.

O serviço é pioneiro na informatização dos registos clínicos intra-operatórios.

Organizou vários eventos científicos nacionais e internacionais.

Foram diretores deste serviço, por ordem cronológica: António Neves da Costa, Carlos Couceiro, Décio de Sousa, Carlos Azevedo e Edith Tavares.

Após a criação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (resultante da fusão do Centro Hospitalar de Coimbra e Hospitais da Universidade de Coimbra), surge a 29 de janeiro 2013, um único Serviço de Anestesiologia dirigido atualmente por Clarinda Loureiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-01

Como Citar

Bernardino, A. (2016). História da Anestesiologia do Centro Hospitalar de Coimbra. Revista Da Sociedade Portuguesa De Anestesiologia, 25(3), 95–99. https://doi.org/10.25751/rspa.9501

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)