História da Anestesiologia do Centro Hospitalar de Coimbra
DOI:
https://doi.org/10.25751/rspa.9501Palavras-chave:
anestesia/história, anestesiologiaResumo
Em abril de 1972 é fundado o serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar de Coimbra, sendo António Neves da Costa (Anestesiologista) nomeado para diretor.
Graças à diversidade de especialidades médico-cirúrgicas existentes no Centro Hospitalar de Coimbra, o serviço de Anestesiologia tem oportunidade de formar anestesiologistas com competências específicas em diversas áreas.
A atualização científico-tecnológica é uma constante preocupação do serviço e isso torna-o uma referência nas diversas áreas em que a Anestesiologia é perita, recebendo internos da especialidade de vários pontos do país e estrangeiro.
O serviço é pioneiro na informatização dos registos clínicos intra-operatórios.
Organizou vários eventos científicos nacionais e internacionais.
Foram diretores deste serviço, por ordem cronológica: António Neves da Costa, Carlos Couceiro, Décio de Sousa, Carlos Azevedo e Edith Tavares.
Após a criação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (resultante da fusão do Centro Hospitalar de Coimbra e Hospitais da Universidade de Coimbra), surge a 29 de janeiro 2013, um único Serviço de Anestesiologia dirigido atualmente por Clarinda Loureiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os artigos estão livremente disponíveis para serem lidos, descarregados e partilhados a partir do momento da sua publicação.
A RSPA reserva-se o direito de comercialização do artigo enquanto parte integrante da revista (na elaboração de separatas, por exemplo). O autor deverá acompanhar a carta de submissão com a declaração de cedência de direitos de autor para fins comerciais.
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPA rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial (CC BY-NC).
Após publicação na RSPA, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.