Ecografia Pulmonar no Doente Crítico para Anestesiologistas - “A Ciência dos Artefactos”

Autores

  • Ana Silva Anestesiologia do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, EPE. Portugal.
  • Joana Marques Anestesiologia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, EPE. Portugal.
  • António Pais Martins Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental EPE, Coordenador da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI/UCIC) do Hospital São Francisco Xavier. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.25751/rspa.3678

Palavras-chave:

Doente Crítico, Cuidados Intensivos, Pulmão/ultrassonografia, Ultrassonografia

Resumo

avaliação pulmonar do doente crítico é tradicionalmente realizada com o recurso a radiografia torácica e tomografia axial computorizada, contudo cada vez mais a ecografia tem-se revelado como um método de diagnóstico de grande utilidade em medicina intensiva.

Por ser uma técnica não invasiva, de baixo custo, que não utiliza radiação e que pode ser repetida sem risco adicional, torna-se uma técnica bastante atrativa para ser realizada à cabeceira do doente.

Nesta revisão pretende-se explicar a realização da técnica, o padrão normal e artefactos e os critérios principais no diagnóstico de cada patologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Silva, A., Marques, J., & Pais Martins, A. (2014). Ecografia Pulmonar no Doente Crítico para Anestesiologistas - “A Ciência dos Artefactos”. Revista Da Sociedade Portuguesa De Anestesiologia, 23(1), 8–13. https://doi.org/10.25751/rspa.3678

Edição

Secção

Artigo de Revisão Narrativa