Questionário de satisfação dos Internos de Formação Específica com o programa de simulação no programa de formação de um centro hospitalar universitário
DOI:
https://doi.org/10.25751/rspa.34499Palavras-chave:
simulation training, internship and residency, crisis resource management, surveys and questionnairesResumo
O Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar Universitário de São João disponibiliza um programa de treino em simulação como parte do currículo de formação dos internos de Anestesiologia. O objetivo deste trabalho foi avaliar a perceção dos internos sobre a aprendizagem baseada em simulação e o seu impacto na aquisição e retenção de competências. Realizámos um estudo transversal através de um questionário enviado por e-mail aos internos, de forma voluntária, garantindo o anonimato. Após o seu consentimento informado, este incluía questões relativas à experiência em simulação e aos principais pontos de aprendizagem. A taxa de resposta dos formandos foi de 32/37 (86,5%). A mediana do ano de internato dos inquiridos foi o 3º ano e a mediana do número de sessões de simulação durante a formação foi de 2,5 (IQR 2-3). A grande maioria dos internos concordou totalmente que "a aprendizagem baseada em simulação é uma estratégia útil" (84%) e "deveria ser obrigatória nos programas de formação em Anestesiologia" (74%). Adicionalmente, "senti[ram-se] seguro[s] no ambiente de simulação" (66%) e consideraram que "o Debriefing foi construtivo" (62%) e "a aprendizagem baseada em simulação ajudou-[os] a reter conhecimentos" (62%). De acordo com os nossos resultados, em concordância com a literatura atual, os internos reconhecem este programa de simulação como uma mais-valia na aquisição de competências técnicas e não técnicas em Anestesiologia.
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Referências
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