Por uma meta-análise do pensamento de Amílcar Cabral
DOI:
https://doi.org/10.15847/cea48.36862Resumo
Este artigo advoga a favor da necessidade de uma meta-análise do pensamento de Amílcar Cabral trazendo à colação contribuições de alguns autores que se debruçaram sobre as suas contribuições teóricas. Nele se enfatiza a relevância deste método, geralmente utilizado noutras ciências para investigar sobre uma determinada problemática ou área do saber, com vista ao aprofundamento dos nossos conhecimentos sobre o pensamento de Cabral. O artigo defende que mais do que se contentar com citações que não permitem aprofundar o debate sobre o seu pensamento, aqueles que se propõem ou são chamados a falar sobre o seu pensamento devem interrogar as categorias, os instrumentos de análise e as metodologias usadas por Cabral nas suas abundantes reflexões, discursos e notas.
PALAVRAS-CHAVE: Meta-análise, legado teórico, estudos cabralianos, estudos de desenvolvimento, cultura, construção de teorias.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Cadernos de Estudos Africanos

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autorizo a publicação do artigo/recensão submetido do qual sou autor.
Declaro ainda que o presente artigo é original, que não foi objecto de qualquer tipo de publicação, e cedo em exclusivo os direitos de publicação à revista Cadernos de Estudos Africanos. A reprodução do artigo, no todo ou em parte, noutras publicações ou noutros suportes depende de autorização prévia da editora Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.