Chamada de Artigos _ Volume 19 N.º 64 2023 - Número Especial "Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas e de Gestão"

2022-11-15

RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS: COMO FOI? COMO SERÁ?

O retorno às aulas presenciais no final de 2021 e no decorrer de 2022 deflagrou um cenário educativo inquietante, com professores e instituições educacionais precisando se reorientar em suas práticas para atender a estudantes com diferentes necessidades e condições para a aprendizagem, alguns deles desmotivados e fragilizados devido ao tempo estendido de ensino remoto. Houve movimentos de mudanças, tanto em Portugal quanto no Brasil, para o enfrentamento desse cotidiano educacional redimensionado.

Nesse contexto, formula-se a seguinte questão para nortear esse dossiê: Quais ações que os docentes, do ensino básico à Universidade, desenvolveram para o enfrentamento desses tempos atuais no âmbito educacional? 

Nesse universo reflexivo surgem conceitos como: Recomposição de Aprendizagens, Priorização Curricular e Renovação de práticas metodológicas e de gestão, entre outros,  vistos como desafios aos educadores como um todo.  Sob essa perspectiva, pensamos ser relevante um olhar mais aprofundado da comunidade científica sobre tais questões. Compreendemos que a literatura, resultante de pesquisas e práticas sobre o tema em questão, precisa ser disseminada, objetivando apontar casos de sucesso, projetos inovadores, dificuldades e também soluções e ações criativas no campo educacional.  

Trata-se, portanto, de um momento importante para se registrar sobre como os profissionais da educação se prepararam e se preparam para atender a tais demandas, ressaltando seus impasses e os resultados identificados ao longo desses recentes anos, em que houve significativas mudanças no campo didático-metodológico, bem como na dimensão da gestão.

 Editoras Convidadas: 

- Marilene Garcia – Pesquisadora da Universidade Aberta de Portugal e da PUC-SP- TIDD, pesquisadora e professora-visitante da Logos University – EUA -  Ex-consultora da Secretaria Municipal da Educação – São Paulo.

- Roseli Trevisan – Ex-consultora da Secretaria Municipal da Educação – São Paulo e Professora do Centro Paula Souza – ETEC – Adolpho Berezin - Mongaguá – SP

- Cristiane Nobre Nunes - Consultora da Secretaria Municipal da Educação – São Paulo - Pesquisadora da UNICID - SP

- Kátia Valéria Gonzaga - Consultora UNESCO, OEI e PNUD – Brasil e Portugal – Pesquisadora da Universidade de Lisboa – Portugal

Datas importantes:

- Submissão de artigos:  até 05 de abril de 2023.

- Notificação aos autores e autoras:  até 15 de maio de 2023

- Submissão dos artigos finais: até 30 de maio de 2023

- Publicação do número: 30 de junho 2023