BLENDED LEARNING: REFLEXÕES SOBRE OS ATRIBUTOS DE UMA APRENDIZAGEM MISTA
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.12213Palavras-chave:
Blended Learning, Estudante Contemporâneo, Prática Docente.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma base teórica para esclarecer as diferentes variáveis que compõem uma modalidade educacional referida como Blended Learning. Uma vez que não há consenso para uma única definição do conceito de Blended Learning, é importante, a partir das regularidades encontradas em diferentes definições, estabelecer quais são seus atributos definidores e característicos, suas potencialidades e fragilidades. Neste sentido, este artigo propõe uma revisão bibliográfica acerca do papel do estudante e do professor, bem como a dinâmica que se estabelece entre eles em um ambiente de aprendizagem mista. Para tanto, são apresentadas as características do estudante contemporâneo e as atribuições do professor, cuja atuação é baseada no referencial do racionalismo prático. A partir de conjecturas fundamentadas na teoria, conclui-se que a modalidade Blended Learning permite uma cultura educacional mais alinhada com a contemporaneidade, cuja premissa básica rejeita qualquer dogmatismo de uniformidade em sua proposição.
Downloads
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.