DIÁLOGOS E TENSÕES ENTRE A ESCOLA E AS COMUNIDADES DE TRADIÇÃO AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS NEGRAS

Autores

  • Fernanda Abbatepeitro Novaes Universidade do Estado de Minas Gerais
  • José Eustaquio de Brito Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.14003

Palavras-chave:

Educação, Criança negra, Escola, Comunidades afro-brasileiras

Resumo

A construção de um projeto de pesquisa, que pretende investigar a presença das crianças negras pertencentes à grupos de Congado na escola, apontou a necessidade de uma incursão teórica no campo da Educação em diálogo com o campo das Relações Raciais. Este artigo pretendeu realizar tal incursão, através de uma revisão da literatura que analisou estudos que abordassem a presença de crianças negras na escola, e também, aqueles que tratavam destas crianças em outros contextos educativos, como Congados, comunidades Quilombolas e terreiros de Candomblé. Foram discutidas questões como o racismo e o preconceito na escola, reforçados pelo modelo de sociedade eurocêntrico e capitalista; a necessidade de pensar as identidades das crianças negras de maneira plural e diversa; como essas identidades são construídas através da educação nas comunidades negras; como os valores civilizatórios afro-brasileiros, como a resistência, a oralidade e a corporeidade, se relacionam com processos educativos formais e não formais.

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Publicado

2018-07-18

Como Citar

Novaes, F. A., & Brito, J. E. de. (2018). DIÁLOGOS E TENSÕES ENTRE A ESCOLA E AS COMUNIDADES DE TRADIÇÃO AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS NEGRAS. Revista Interacções, 13(45). https://doi.org/10.25755/int.14003