Feira de Atividades em Ciências para a Educação Pré-Escolar

Uma estratégia educativa e empreendedora da ligação da universidade à comunidade

Autores

  • Ana Cristina Coelho ESEC - Universidade do Algarve http://orcid.org/0000-0002-2919-5468
  • Teresa Cavaco Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve
  • Carla Dionísio Gonçalves Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve
  • Maria Helena Horta Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve
  • Ana Baião Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve
  • Raquel Correia Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve
  • António Vinagre Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.14069

Resumo

Em 2016 decorreu a IV Edição da Feira de Atividades em Ciências para a Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. A organização do evento esteve integrada no plano de estudos do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, através das Unidades Curriculares de Construção do Conhecimento do Mundo Físico e Natural e Laboratório das Expressões. Esta estratégia formativa de educadores tem a potencialidade de sensibilizar os futuros profissionais para a importância da educação em contextos não-formais nas áreas das ciências Físicas e Naturais, num formato multidisciplinar.

A Feira contou com a participação de uma centena de crianças de quatro jardins de infância da região do Algarve que realizaram atividades experimentais orientadas para a exploração das fases do ciclo de vida da rã e assistiram a uma dramatização intitulada A Ria Encantada, dirigida ao estudo do ecossistema Ria Formosa. Depois da participação na Feira e já nas respetivas salas de atividades, as crianças comunicaram, através do desenho, o que mais as tinha impressionado e evidenciaram a compreensão dos fenómenos explorados na Feira.

Neste documento descrevem-se as atividades da Feira, discute-se a perceção das crianças, analisada através dos registos gráficos e fazem-se considerações acerca da Feira enquanto estratégia educativa e empreendedora da ligação da universidade à comunidade.

Biografia Autor

Ana Cristina Coelho, ESEC - Universidade do Algarve

Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve; Departamento de Ciências Exatas, Naturais e do Desporto; Área de Bioquímica e Educação em Ciências.

Ficheiros Adicionais

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Coelho, A. C., Cavaco, T., Gonçalves, C. D., Horta, M. H., Baião, A., Correia, R., & Vinagre, A. (2018). Feira de Atividades em Ciências para a Educação Pré-Escolar: Uma estratégia educativa e empreendedora da ligação da universidade à comunidade. Revista Interacções, 14(48), 1–21. https://doi.org/10.25755/int.14069