Contextualização curricular – subsídios para novas significações

Autores

  • Preciosa Fernandes Centro de Investigação e Intervenção Educativa da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
  • Carla Figueiredo Centro de Investigação e Intervenção Educativa da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.1540

Palavras-chave:

Práticas de contextualização curricular, Professores, Sentidos, Vantagens, Constrangimentos

Resumo

A contextualização curricular é um conceito relativamente recente nos discursos educacionais e a que têm sido associados vários sentidos (Fernandes, Leite, Mouraz e Figueiredo, 2012). De entre esses sentidos sobressai o de que a contextualização curricular representa uma possibilidade pedagógica para promover a melhoria das aprendizagens dos alunos e, consequentemente, o seu sucesso escolar. Nesse sentido, as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores afiguram-se como podendo, ou não, contribuir para o alcance daquele objetivo. Neste artigo, a partir do ponto de vista de um conjunto de professores, clarificam-se vantagens e constrangimentos do recurso a práticas de contextualização curricular. Globalmente, os resultados apontam para uma valorização do recurso a essas práticas reconhecendo-se serem uma via configuradora de processos de ensino-aprendizagem mais significativos para os alunos. Simultaneamente evidenciam alguns constrangimentos de entre os quais a falta de tempo, na sua relação com a exigência de cumprimento do programa, se destacam.

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Publicado

2012-12-28

Como Citar

Fernandes, P., & Figueiredo, C. (2012). Contextualização curricular – subsídios para novas significações. Revista Interacções, 8(22). https://doi.org/10.25755/int.1540

Edição

Secção

Número 22 - Contextualização curricular: princípios e práticas