EDUCAÇÃO E NAZISMO: REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.17345Resumo
Este trabalho analisa a educação nazista e sua influência na formação do caráter intelectual e moral nos dias de hoje. Diante das proporções que Adolf Hitler tomou durante o período da Segunda Guerra Mundial, procura-se entender os fatos ocorridos anteriormente que justificam as práticas do sistema totalitarista exercido no século XXI. Um fenômeno, assumidamente responsável por milhares de assassinatos no mundo, foi objeto de investigação: o neonazismo. As dimensões sociais, mitológicas, históricas e políticas destas práticas, priorizando uma discussão acerca da banalização do mal. A metodologia utilizada se baseou em pesquisa compilava bibliográfica. Foram utilizados os autores: Ziemer (1943), Hannoun (1997), Chauí (2001), Mondadore (1975), Bleuel (1973), Bartoletti (2006), Brandt (2011), Koch (1973), Severino (1983), Almeida (2004) e entre outros. A partir desta pesquisa faz-se notável que o povo, seguia e confiava em Hitler e na doutrina por ele edificada; acreditavam que ele de fato, encontrava-se revestido de um poder divino que o tornava capaz de conduzir a nação de forma a acabar com todos os sofrimentos que ora experimentavam, alcançando finalmente, a glória há muito desejada e essa mistificação segue desde de 1943 até os dias atuais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.