EDUCAÇÃO E NAZISMO: REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Autores

  • Jhenifer da silva lemos favorito Favoritto Unoiversidade estadual de Goiás - Câmpus Pires do Rio
  • Juliana Maria Corallo Quinan

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.17345

Resumo

Este trabalho analisa a educação nazista e sua influência na formação do caráter intelectual e moral nos dias de hoje. Diante das proporções que Adolf Hitler tomou durante o período da Segunda Guerra Mundial, procura-se entender os fatos ocorridos anteriormente que justificam as práticas do sistema totalitarista exercido no século XXI. Um fenômeno, assumidamente responsável por milhares de assassinatos no mundo, foi objeto de investigação: o neonazismo.  As dimensões sociais, mitológicas, históricas e políticas destas práticas, priorizando uma discussão acerca da banalização do mal. A metodologia utilizada se baseou em pesquisa compilava bibliográfica. Foram utilizados os autores: Ziemer (1943), Hannoun (1997), Chauí (2001), Mondadore (1975), Bleuel (1973), Bartoletti (2006), Brandt (2011), Koch (1973), Severino (1983), Almeida (2004) e entre outros. A partir desta pesquisa faz-se notável que o povo, seguia e confiava em Hitler e na doutrina por ele edificada; acreditavam que ele de fato, encontrava-se revestido de um poder divino que o tornava capaz de conduzir a nação de forma a acabar com todos os sofrimentos que ora experimentavam, alcançando finalmente, a glória há muito desejada e essa mistificação segue desde de 1943 até os dias atuais.

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Publicado

2019-11-30

Como Citar

Favoritto, J. da silva lemos favorito, & Quinan, J. M. C. (2019). EDUCAÇÃO E NAZISMO: REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA. Revista Interacções, 15(51), 20–43. https://doi.org/10.25755/int.17345